Municípios piauienses registram temperaturas abaixo de 20 graus, neste final de semana

Em Corrente, no extremo-Sul do Piauí, e em Pedro II, na região Centro-Norte, a temperatura mínima registrada em ambos os municípios foi apenas 16°

Última atualização: 18 Abr 2024 - 10:52   


O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho, às 07h07min, no hemisfério Sul. No Brasil, a estação se caracteriza pelas altas temperaturas na maior parte do país durante o dia, queda de temperatura à noite e na madrugada e tempo seco. A escassez de chuvas também é outra característica da estação que vai até o dia 22 de setembro. 

No Piauí, não é diferente. O estado também possui um inverno caracterizado pelo tempo quente e seco durante o dia e por noites e madrugadas frias. Neste final de semana, vários municípios piauienses registraram temperaturas bem atípicas sendo que em alguns os termômetros ficaram abaixo dos 20 graus.

frio

Em Corrente, no extremo-Sul do Piauí, e em Pedro II, na região Centro-Norte, a temperatura mínima registrada em ambos os municípios foi apenas 16°. Dom inocêncio, na fronteira com a Bahia, marcou 19°, a mesma temperatura registrada em Campo Maior, na região dos Carnaubais. A cidade de Canto do Buriti, na região central do estado, marcou 20°. Fez 21° em Picos, Oeiras, Teresina e Floriano. 

Em 2017, Oeiras registrou a menor temperatura de todo o Piauí. Os termômetros marcaram 12,8° na primeira capital. Em Teresina, o recorde do ano passado foi 17° registrados no mesmo período. 

De acordo com o Instituto Climatempo, o risco para queimadas também é outro aspecto do inverno, principalmente entre agosto e setembro. Não há previsão de chuvas para os municípios piauienses nesta estação, exceto pancadas isoladas que podem ficar concentradas apenas no extremo-Norte, na região litorânea. 

Especialistam orientam para problemas de saúde decorrentes da estação como problemas na garganta, que deve estar sempre hidratada em razão da baixa umidade do ar neste período. É importante também evitar a exposição ao sol, principalmente entre 10h da manhã e 16h, quando a insolação é mais intensa. 

Fonte: Climatempo