Quatro cidades do Piauí celebram Santo Antônio nesta quarta-feira

Conheça mais sobre a história do santo que ficou conhecido popularmente por arrumar casamento.

Última atualização: 15 Abr 2024 - 03:31   


Hoje, 13 de junho, é dia de Santo Antônio conhecido popularmente como santo casamenteiro. No Piauí quatro municípios encerram nesta quarta-feira (13) as festividades em homenagem ao santo: Campo Maior, Jerumenha, Santo Antônio dos Milagres e Santo Antônio de Lisboa.

Em Campo Maior, cidade onde é realizada a maior das festas em honra ao padroeiro haverá uma vasta programação para celebrar o santo português: haverá missas às 8h30 e 12h; procissão de encerramento com a imagem de Santo Antônio às 17h e um show católico na Praça Bona Primo às 19h.

ryan
Fiéis carregam a imagem centenária de Santo Antônio, em Campo Maior

A procissão de encerramento da festa, em Campo Maior, sai da Catedral de Santo Antônio às 17h e vai percorrer as ruas Honório Bona Neto passando ao lado do cemitério, Coronel Eulálio Filho, José Ovídio Bona, Antonino Freire e Vicente Pacheco encerrando no patamar da matriz, na Praça Bona Primo, onde haverá pronunciamentos do bispo diocesano, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos e do prefeito, Ribamar Carvalho.

Já em Jerumenha, cidade que fica na região de Floriano, o segundo templo mais antigo do estado também vai receber solenidades para festejar o santo: às 9h haverá missa e benção dos pães; 10h30 batizados e 17h procissão de encerramento com santa missa em seguida.

As cidades de Santo Antônio de Lisboa e Santo Antônio dos Milagres, na região do Médio Parnaíba, também farão atividades alusivas ao padroeiro.

Quem foi Santo Antônio?

Fernando de Bulhões, verdadeiro nome do santo, nasceu em Lisboa, capital de Portugal, no ano de 1195. Nasceu numa família nobre, mas decidiu entrar para a Ordem de Santo Agostinho e tornou-se sacerdote aos 25 anos de idade.

ryan
Devotos recebem imagem peregrina de Santo Antônio na Catedral de Campo Maior.

Em 1220 com a chegada de relíquias de cinco mártires franciscanos mortos no Marrocos levou o jovem Fernando a entrar para a ordem dos Franciscanos. Ele partiu para o Marrocos e adotou o nome de Antônio, mas ao chegar no país, o frade ficou muito doente e precisou retornar a Europa.

Desejoso de conhecer Francisco de Assis, mais tarde também canonizado pela Igreja Católica, Antônio foi à Itália onde conseguiu encontrar Francisco por quem tinha grande apreço.

ryan
Mastro de Santo Antônio sendo carregado por fiéis, em Campo Maior.

Antônio morreu no dia 13 de junho de 1231 em Pádua com apenas 36 anos de idade. Seus restos mortais estão no interior de uma basílica erguida em sua homenagem que costuma receber fiéis e devotos de todas as partes do mundo.

O processo de canonização de Santo Antônio foi o mais rápido da história da igreja: O Papa Gregório IX tornou Fernando de Bulhões santo da Igreja Católica um ano após a sua morte.

Por que ficou conhecido como santo casamenteiro?

O santo ficou conhecido como “casamenteiro” porque ajudava mulheres humildes de seu tempo a conseguirem um dote e enxoval para casar. É Bastante comum nas cidades onde é festejado a tradição que envolve o mastro de Santo Antônio ou o pau de Santo Antônio que, de acordo com a tradição, ao ser tocado por mulheres solteiras as mesmas conseguem casamento.