Economia Por: Redação Rede Piauí Repórter 01 Mai 2018 09:44 Rede Piauí de Notícias

15 mil piauienses não fizeram declaração de IR

Saiba como deve proceder se perdeu o prazo.


De acordo com dados divulgados pela Receita Federal, 15 mil piauienses deixaram de fazer a declaração de Imposto de Renda. O prazo terminou às 23h59 desta segunda-feira (30), mas de acordo com a Receita, o número está dentro da previsão de 230 mil declarações esperadas pelo órgão. 

ir
 

Veja o que fazer se perdeu o prazo

Quem perdeu o prazo deve baixar o programa da Receita Federal e enviar a declaração do Imposto de Renda. É recomendável que o contribuinte acerte as contas o quanto antes para que a multa seja menor.

Assim que a declaração for emitida, o contribuinte receberá a "notificação de lançamento de multa" e a Darf da multa tendo até 30 dias para efetuar pagamento da multa e regularizar sua situação.

A multa por atraso corresponde a no mínimo R$ 165,74 e, no máximo, 20% do imposto devido. Quem não tem imposto a pagar terá R$ 165,74 descontados da sua restituição. Já aqueles que terão que pagar IR, a multa é de 1% ao mês, começando a contar a partir de maio. O valor máximo é de 20% do imposto devido.

Além do prejuízo com a multa, o contribuinte fica com restrições no CPF, ficando impossibilitado de realizar empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação.

A declaração retificadora não está sujeita à multa por atraso na entrega.

Ryan Andrade, com informações do G1




Deixe seu comentário: