Economia Por: Redação Rede Piauí Repórter 04 Mai 2018 08:52 Rede Piauí de Notícias

237.317 piauienses fizeram declaração de IR dentro do prazo, diz Receita

No Brasil, os sistemas da Receita registraram 29.269.987 declarações


De acordo com dados da Receita Federal, 237.317 declarações foram enviadas pelos piauienses até o encerramento do prazo, às 23h59 do dia de 30 abril. No Brasil, os sistemas da Receita registraram 29.269.987 declarações.

imposto de renda
Quem perdeu o prazo, poderá fazer a a declaração, mas estará sujeito à pagamento de multa. (Foto: Internet)

Quem não entregou a declaração do IRPF 2018 dentro do prazo, poderá fazê-lo, mas já estará sujeito a multa de 1% do imposto devido, limitada a 20%, ou o mínimo de R$ 165,70.  A Declaração depois do prazo deve ser apresentada via internet, utilizando o PGD IRPF 2018 ou o serviço “Meu Imposto de Renda”, ou em mídia removível, nas unidades da Receita Federal, durante o seu horário de expediente. 

Caso constate ocorrência de erros, omissões ou inexatidões em declaração já entregue, o contribuinte poderá apresentar declaração retificadora pela Internet a qualquer tempo, desde que dentro do prazo decadencial, mediante a utilização do PGD IRPF 2018 ou do serviço “Retificação online”, ou em mídia removível, nas unidades da RFB, durante o horário de expediente, a partir de 2 de maio de 2018 e dentro do prazo decadencial. 

Caso a pessoa física for fazer uma declaração ratificadora, ela deverá informar o número constante no recibo de entrega da última declaração apresentada, referente ao mesmo ano-calendário. Na ratificação, deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, e as informações adicionais, caso necessário. 

A Receita Federal disponibiliza na internet o extrato da declaração de Imposto de Renda, o que permite aos contribuintes consultarem como seus documentos estão sendo processados. Assim, é possível identificar de forma mais rápida eventuais problemas na declaração e fazer as correções antes de cair na malha fina e ser chamado para dar explicações. 

Ryan Andrade, com informações do Portal O Dia




Deixe seu comentário: