Polícia Por: Ryan Andrade Repórter 06 Jun 2018 11:00 Rede Piauí de Notícias

74% das ocorrências de violência contra a mulher, no Piauí, são de Teresina

Aplicativo Salve Maria pode ser usado para denunciar os casos de agressão.


O aplicativo Salve Maria, desenvolvido pelo Governo do Piauí, foi acionado 192 vezes no período de março de 2017 a junho de 2018 em todo o estado. Deste total, 143 ocorrências foram na capital (74%) e as demais no interior. Uma vez acionado, o botão do pânico, presente no aplicativo, envia a localização da ocorrência para a viatura mais próxima.

salve maria

A maior parte dos registros diz respeito à violência física (127 casos), seguida de violência moral (26 casos), psicológica (24 casos), sexual (14 casos) e patrimonial (1 caso). 

Thaís Paz, diretora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher comentou que o aplicativo está sendo bastante utilizado: "A gente tem visto bastante a utilização do botão denúncia para casos de violência física que no caso é a lesão corporal. Também temos visto muitos casos de injúria que é a violencia moral e também casos de difamação. Ele vai servir pro cadastrado de mulheres institucionalizadas com medidas protetivas", conta.

O aplicativo já conta com mais de 73 downloads em dois meses. Para usar, é necessário acessar o Play Store do seu smartphone, baixar e executar o aplicativo.

O estado do Piauí ficou na sétima colocação entre os estados brasileiros em número de feminicídios no ano passado e de 2015 para cá, ano que o feminicídio foi tipificado, foram 92 casos registrados. Desde o começo de 2018, foram registrados 11 feminicídios.

Com informações do G1 PI




Deixe seu comentário: