Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 29 Ago 2017 16:36 Rede Piauí de Notícias

Advogada entra com ação para impedir que Lula receba honraria da UFPI

A advogada afirma que Lula quer usar a popularidade que tem no Nordeste para iniciar os trabalhos como pré-candidato à presidência no próximo ano


A Advogada Sarah Cavalca Sobreira entrou hoje (29) com uma ação em caráter liminar para não permitir que o ex-presidente Lula (PT) receba o título de doutor 'Honoris Causa' que será entregue pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) na segunda feira (04). A ação foi encaminhada para a 2º Vara Civil da Justiça Federal.

Sarah Cavalca informou com exclusividade ao Jornal O DIA que usou dois pressupostos como base para fundamentar a ação, a de campanha eleitoral fora de época e a falta de um dos requisitos para quem recebe o titulo, que é de ‘moralidade’. “O princípio que apontei no caso, o da moralidade, é por conta de vários casos já divulgados na mídia com relação ao ex-presidente, o Lula já foi condenado. Como o próprio título prevê, ele é concedido pela honra, algo que Lula não possui. Ele foi presidente por três mandatos e não conseguiu mostrar essa honra, pelo contrário”, afirma a advogada.

No caso do argumento de realização de campanha fora de época, a advogada afirma que Lula quer usar a popularidade que tem no Nordeste para iniciar os trabalhos como pré-candidato à presidência no próximo ano. “Ele já anunciou que é uma campanha e sabe que o Nordeste é um reduto dele, e o Piauí tem o maior número de prefeituras do partido. Além disso, a UFPI é maior instituição de ensino superior no Piauí e não pode servir de palanque para interesses partidários. Pode ser considerada uma campanha política eleitoral porque a UFPI tem um grande número de alunos que pode servir de colégio eleitoral para ele”, declarou.

Ex-presidente Lula discursa em evento organizado pelo sindicato dos metalúrgicos em Diadema, São Paulo
 Lula discursa em evento organizado pelo sindicato dos metalúrgicos em Diadema, São PauloFoto: Miguel Schincariol/AFP

Sarah Cavalca disse que ingressou a ação como cidadã que não encontra razões para entrega do Título ao ex-presidente. “Vivenciamos hoje a crise que ele nos causou em vários âmbitos, tanto jurídico, como econômico-político. O único requisito para você entrar com uma ação é você ser cidadão. Então eu resolvi ingressar a ação”, destacou.

Por ser de caráter liminar, que consiste em o julgamento ser mais célere do que o mérito, a ação deve ser julgada antes da vinda de Lula ao Piauí. “Tem que ser antes porque é para prevenir, para remediar. É uma ação para tentar impedir atos futuros, até porque já temos o dia e o lugar que vai acontecer a sessão”, afirma Sarah Cavalca.

Com a caravana ‘Lula Pelo Brasil’, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca no Piauí na sexta-feira, dia 1º de setembro, e permanece até a segunda, dia 4. Lula vai visitar os municípios de Marcolândia, onde vai visitar o Parque Eólico, Picos, Altos e Teresina.

Conforme a agenda publicada pela assessoria da caravana, na capital e em Altos, Lula participa de atos públicos sobre moradia e juventude, e recebe homenagens como títulos de cidadania pelas câmaras municipais de Picos e Altos, e de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí.

Com informações de portalodia




Deixe seu comentário: