Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 28 Set 2017 12:00 Rede Piauí de Notícias

Aeroporto de Teresina completa 50 anos neste sábado

O aniversário do aeroporto de Teresina, vai ser celebrado neste sábado (30/9)


O Aeroporto de Teresina (Petrônio Portela) completa 50 anos de operações neste sábado, trinta de setembro. Localizado ao norte da capital piauiense, o terminal funciona como importante ferramenta para o desenvolvimento econômico da região, como explica o superintendente do aeroporto, Marco Aurélio Zenni.

“Ele tem uma importância estratégica porque ele faz ligação entre as principais cidades da região norte e nordeste do país, atendendo o estado do Piauí e também parte do Maranhão e do Ceará – trazendo uma maior integração e desenvolvimento econômico para a região".

Aeroporto 2
Aeroporto Petrônio Portela faz 50 anos. Reprodução: google

 

O superintendente destaca que de janeiro a agosto deste ano, o aeroporto piauiense registrou alta na movimentação de passageiros.

“No acumulado do ano, em relação ao mesmo período do ano passado, nós temos um aumento de 0,66%. A gente estima aí que um pouco acima de 2016. Fechar em torno de um milhão e cem mil passageiros”.

Com capacidade para atender 2 milhões de passageiros por ano, o terminal registrou até o mês de agosto de 2017, mais de 741 mil viajantes.

Fonte:

Assessoria de Imprensa – Infraero

Roberta Martins

61 3312-1701 / 9 8287-3626

História

O Aeroporto de Teresina foi inaugurado em 30 de setembro de 1967. Em fevereiro de 1975, através da Portaria nº 102/GM5, de 23/12/1974, o aeroporto, com exceção da atividade de navegação aérea, passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). O aeroporto foi construído ao norte da capital, numa região situada entre os rios Poty e Parnaíba. Grandes companhias aéreas do país já operaram em Teresina, como a Varig, VASP e Transbrasil.

Embora a maior parte da população teresinense o denominasse de Aeroporto Santos Dumont, sua denominação oficial era Aeroporto de Teresina, alterada no ano de 2000 para Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella, de acordo com a lei nº 9.942, de 22 de dezembro de 1999, em homenagem ao ilustre político piauiense Petrônio Portella Nunes, que foi Prefeito de Teresina, Deputado Estadual, Governador, Senador, Presidente do Congresso Nacional e Ministro da Justiça.

*Com informações: Redação: R/Piauí




Deixe seu comentário: