Tecnologia e Inovação Por: Redação Rede Piauí Repórter 01 Ago 2017 17:50 Rede Piauí de Notícias

Agentes de saúde utilizam tablets em projeto piloto

Com novo sistema agentes de saúde farão cadastramentos e Registros de forma rápida e sincronizada


Está em fase de testes um novo sistema que trará agilidade ao serviço dos Agentes Comunitários de Saúde de Teresina. O e-SUS territorial faz uso de tablets, com um aplicativo de linguagem acessível que permite um processo de trabalho mais eficiente, já que elimina o preenchimento e a digitação de fichas.

O sistema torna possível realizar as atividades de cadastramento da Atenção Básica, assim como o registro das visitas domiciliares e territoriais de forma rápida e segura, por meio da inclusão direta no sistema, facilitando assim as ações dos profissionais de saúde.

Segundo o Gerente de Informação de Saúde da Atenção Básica, Kledson Batista, o projeto piloto está sendo testado in loco por quatro agentes em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, nos bairros Piçarreira e Santa Isabel. “Se trata de uma ferramenta intuitiva, que Agiliza o trabalho e garante respostas rápidas, em tempo real”, explica.

O uso do aplicativo é integrado ao sistema com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Para fazer uso dessa ferramenta, é necessário que o município tenha uma instalação do Prontuário com o cadastro atualizado dos profissionais que farão uso do Aplicativo, por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Dessa forma, a sincronização do aplicativo com o PEC será efetivada e os dados enviados ao SISAB.

A sincronização do aplicativo com o PEC possibilitará ao agente de saúde utilizar o aplicativo de forma integrada às ações da equipe que já faz uso do PEC.

tablets



Deixe seu comentário: