Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 11 Set 2017 09:22 Rede Piauí de Notícias

Agentes penitenciários iniciam greve no Estado

Os agentes reclamam o descumprimento do acordo coletivo sobre o reajuste no pagamento


Teve inicio nesta segunda-feira (11) a greve dos Agentes Penitenciários. Segundo os trabalhadores, a greve começou após o descumprimento do acordo coletivo no Tribunal de Justiça e segue por tempo indeterminado.

"É um total desrespeito do governo do Estado, que não quer dialogar com a categoria e não cumpriu o reajuste de 60% em três anos. Queremos o pagamento da insalubridade, reajustes no auxílio alimentação e subsídio", informou o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (SINPOLJUSPI), José Roberto.

A concentração da greve está sendo em frente à Casa de Custódia de Teresina, e a Polícia Militar montou barreiras para diminuir confusões. Durante o movimento as visitas íntimas e advogados foram suspensas, junto com a transferência de detentos entre presídios e presença nas audiências.

greve
A concetração está sendo em frente à Casa de Custodia em Teresina / Foto: SINPOLJUSPI

"Vão ser mantidas apenas as vistorias, cumprimento de alvará de soltura e as atividades de praxe, como alimentação de presos e cumprimento de mandados. Só vamos retornar as atividades depois que nossas reivindicações forem atendidas", destacou o presidente.

A categoria reivindica ainda melhores condições de trabalho e admissão dos agentes aprovados no concurso realizado pela Secretaria de Justiça. Ressaltam também a sobrecarga de trabalho, já que o sistema de prisões conta com 4.600 presos.

O secretário de Justiça Daniel Oliveira respondeu e lembrou a situação financeira do estado e das dificuldades para manter os pagamentos em dia. Os servidores tiveram um reajuste de 6% este ano e já entrou através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), com a solicitação da decretação da ilegalidade da greve.




Deixe seu comentário: