Piauí Por: Thiago Andrade Repórter 11 Abr 2018 12:05 Rede Piauí de Notícias

Agespisa realiza mais uma automatização de poços por meio de energia solar

A automatização dos poços é realizada através de radiofrequência com transmissores movidos a energia solar


Após o experimento com sucesso no município de Uruçuí, a Agespisa está usando a energia solar no processo de automatização de poços também em Itaueira, localizado a 347 quilômetros ao sul de Teresina. O projeto procura elevar a oferta no abastecimento de água para toda comunidade, ter maior controle da qualidade e aumentar a conservação do manancial subterrâneo.

 A automatização dos poços é realizada através de radiofrequência com transmissores movidos a energia solar. A Agespisa tem como objetivo ganhar mais eficiência no controle operacional e na exploração dos poços, e, por conseguinte, ter condições de oferecer maior permanência na distribuição de água para a população.

A automatização dos poços é feita por meio de radiofrequência (Agespisa)
A automatização dos poços é feita por meio de radiofrequência (Agespisa). Foto:Ascom

"Um dos nossos maiores objetivos é evitar o extravasamento e desperdício na reservação de água", esclareceu o presidente da Agespisa, Genival Sales, destacando que a implantação dessa tecnologia vai possibilitar que haja um maior controle nessa atividade. Além disso, vai incluir outros benefícios para o sistema, como a diminuição dos gastos com energia elétrica, por meio do controle mais preciso do funcionamento das bombas dos poços.

O sistema de abastecimento de água do município de Itaueira é composto por três poços tubulares e um reservatório com capacidades de 50 mil litros.




Deixe seu comentário: