Geral Por: Bruno Jacob Repórter 08 Nov 2017 16:16 Rede Piauí de Notícias

Aguapés castigam o Rio Poti anualmente em Teresina

Em forma de “tapete”, aguapés dificultam trabalho de pescadores e aumenta a poluição nessa época do ano


Todos os anos a cidade de Teresina sofre nas águas do Rio Poti com a poluição, e a consequência disso é a sujeira que é despejada todos os dias, mais acontece que nessa época do ano o sofrimento para o meio ambiente é maior.

Por conta do calor e o aumento de acúmulos de resíduos e sujeira deixa o rio mais poluído e a cena se repete com aquele “tapete verde” por cima das águas, o nome disso é aguapé. Mais afinal você sabe o que é um aguapé e para que realmente ele serve?

O aguapé é uma planta aquática flutuante e rizomatosa que têm preferência por rios de fluxo lento ou lagoas de água doce. Reproduzem-se rapidamente por meios vegetativos, mas também produzem frutos e sementes em abundância. Possuem grande capacidade de tolerância e absorção de poluentes como, por exemplo, águas contaminadas por esgoto e rejeitos industriais, que vem acontecendo em nossa cidade.

Aguapé 1

Aguapés cobrem superfície lateral do Rio Poti em Teresina. Foto: Bruno Jacob

O cenário é bastante prejudicial para muitos pescadores que praticam a pesca no rio e suas atividades diminuem nessa época por conta da poluição constante, além do impossível trafego no rio, os peixes diminuem por conta da poluição vindo de esgotos e causam os aguapés.

Muitos ambientalistas afirmam que o aguapé tem duas funções muito importantes, por um lado é ruim que muitos animais acabam morrendo por falta de oxigênio dentro do rio, por outro ele faz um papel ecológico reduzindo a sujeira para deixar a água mais limpa.

Foto Aguapé 2
Além dos aguapés as queimadas ainda são constantes as margens do Rio Poti. Foto: Bruno Jacob

Os aguapés sempre retornam todos anos no meses do BR-O-BRÓ, outro fator é o baixo índice de chuva na cidade e altas temperaturas fazem com que a água do rio seja substituída por água de esgoto, pois ambientalistas afirmam que é um ato irracional despejar sujeira nas aguas.

No ano de 2013 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAN) informou por meio de uma nota, que existe um acordo entre uma empresa responsável pelo trabalho de corte e remoção dos aguapés do Rio Poti. Esta limpeza tem a finalidade que a lâmina do rio não seja inteiramente coberta pela planta flutuante que toma prejuízo a fauna aquática.


 




Deixe seu comentário: