Tecnologia e Inovação Por: Pedro H. Santiago Repórter 20 Abr 2018 16:48 Rede Piauí de Notícias

Anatel divulga desligamento do sinal analógico em Teresina

Já foram distribuídos 115 mil kits nos municípios


Presente no Piauí para anunciar o desligamento do sinal analógico de TV, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, concedeu entrevista coletiva à imprensa em conjunto com o presidente da Seja Digital, Antonio Martelletto. Juarez informou que o Piauí já tem 77% dos domicílios com sinal digital. No Piauí, serão entregues um total de 150.590 kits de conversor digital. O presidente da Anatel explicou que está sendo feito um trabalho de mobilização, já que a Anatel anunciou o desligamento do sinal para o dia 30 de maio.

A previsão da Anatel é que até 2023 o sinal analógico seja desligado em todo o país. No dia 30 de maio acontece o desligamento do sinal analógico em Teresina, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Nazária e Timon (MA).

O presidente do programa Seja Digital destacou que as pessoas que têm direito ao conversor gratuito, que são os beneficiários dos programas sociais do governo, devem procurar os pontos de distribuição. Em Teresina, existem 12 pontos. O sinal será desligado em Teresina no dia 30 de maio. “Caso a pessoa já tenha TV Digital, ela pode doar o kit a um vizinho”, explicou o presidente. 

Daina Lima, de 37 anos, recebeu o kit de número 120 mil das mãos do presidente Juarez Quadros. Ela trabalha com serviços gerais em uma clínica e ficou sabendo do direito ao conversor pela TV. Daina gosta de assistir TV com o marido e a filha e as novelas são suas programações favoritas.

De acordo com o presidente da Anatel, as pessoas que têm direito ao kit gratuito devem fazer o agendamento pelo número 147 ou pelo site do Seja Digital. É possível marcar o dia, o local e o horário para buscar o kit. Para aqueles que precisarão comprar o kit, o presidente informou que o valor é menor que R$ 100 em Teresina.

Anatel anuncia desligamento de sinal digital
A teresinense recebeu das mãos do presidente Juarez Quadros o kit de transmissão digital / Crédito: Anatel

Copa do Mundo de 2018 será com transmissão digital

O presidente do Seja Digital lembrou que a transmissão da Copa do Mundo da Rússia em 2018 será em transmissão digital. “A Copa do Mundo começa em junho e é muito bom ver os jogos com uma TV de melhor qualidade de imagem e de som”, comentou ele.

A TV digital permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade. Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia móvel e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil.

Uma das vantagens da TV Digital é que ela possui aplicativos para deficientes visuais e auditivos para acompanhar a programação de TV.




Deixe seu comentário: