Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 27 Ago 2018 14:15 Rede Piauí de Notícias

Apenas 49,29% das crianças foram vacinadas contra pólio até o momento em Teresina

FMS faz apelo para que responsáveis levem as crianças para vacinar


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo começou no último dia 6 e vai até o dia 31 de agosto. Teresina vacinou até o momento 24.093 crianças contra a Pólio, ou seja, 49,29%. Já contra o Sarampo foram vacinadas 23.744 crianças, 48,58% do público alvo.

Diante da baixa procura que tem sido registrada em todo o Brasil, a Fundação Municipal de Saúde faz um apelo para que os pais não deixem de levar seus filhos para vacinar. “Já estamos com três semanas com a Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo e longe de alcançar a meta de 95% do público alvo vacinado, então fazemos aqui um apelo para que as crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias sejam vacinadas. O perigo aumentou porque o sarampo vai chegar ao Brasil e se espalhar, tanto vindo da Amazônia, da Venezuela e de Manaus, como também da Europa, onde já ocorreram mais de 41 mil casos de Sarampo somente em 2018, com 34 óbitos. Precisamos ter cuidado e vacinar as crianças”, enfatiza Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Durante a semana são 104 salas de vacina disponíveis para a população, no horário comercial. Só os insumos custaram quase R$ 500 mil. “São centenas de pessoas que estão à disposição para proteger as crianças da cidade de doenças que já deveriam ter sido extintas e que podem ter sequelas graves”, diz o presidente da FMS, Sílvio Mendes.

Crianças de um ano a menores de cinco anos devem participar da campanha, mesmo aquelas que estão com seu esquema vacinal atualizado. Os responsáveis devem sempre levar a caderneta de vacinação e o número do cartão do SUS para que os profissionais de saúde administrem as doses específicas para cada situação.

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral - que também protege contra caxumba e rubéola – em todas as crianças do público alvo que não tenham tomado uma dose há menos de 30 dias. Já contra a poliomielite é administrada a vacina oral poliomielite (VOP) em crianças que já tenham recebido uma ou mais doses, ou a vacina inativada poliomielite (VIP), nas crianças que receberão pela primeira vez.

vacina
Apenas 49,29% das crianças foram vacinadas contra pólio até o momento em Teresina.



Deixe seu comentário: