Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 26 Fev 2019 16:17 Rede Piauí de Notícias

Apicultores denunciam possível envenenamento de abelhas no sul do Piauí

O Piauí hoje é o terceiro maior produtor de mel do Brasil, e o primeiro entre os estados do Nordeste.


As abelhas podem estar sofrendo ataques criminosos na região Sul do estado. A denúncia foi feita durante uma reunião na manhã desta terça-feira (26), na Secretária Estadual da Segurança Pública com a presença do secretário Rubens Pereira, delegada de Proteção ao Meio Ambiente Edenilza Viana, do Coordenador Estadual das Câmaras Setoriais, Sérgio Vilela, do presidente da Câmara Setorial da Apicultura do Piauí, Paulo Henrique Miranda, tenente-coronel Walber Leite, capitão Josué Eugênio e produtores de mel da região.

Reunião apicultura

Apicultores denunciam possível envenenamento de abelhas no sul do Piauí.

De acordo com Paulo Henrique Miranda, o fato ocorreu recentemente na região de Monsenhor Hipólito, 378 km ao Sul do Estado. “Estamos suspeitando que houve um envenenamento de colmeias com o uso de produtos químicos, não podemos ver o nosso mel contaminado, principalmente com produto químico”, alertou o presidente acrescentando que a ação foi percebida após encontrar abelhas mortas dentro das colmeias. “O apicultor chegou no local de produção e se deparou com a cena das abelhas mortas dentro das colmeias e isso é um primeiro sinal de envenenamento”, alertou confessando que não é a primeira vez que se tem conhecimento deste tipo de crime contra as abelhas. 

O Piauí hoje é o terceiro maior produtor de mel do Brasil, e o primeiro entre os estados do Nordeste. No passado, foi exportado em torno de R$ 50 milhões de reais de mel para diversos países. “Este mel é exportado, 90% para os Estados Unidos, com o selo de orgânico, ataques como este nos geram uma preocupação muito grande no sentido de que o nosso mel não pode perder essa característica tão valorizada no comércio internacional”, disse o coordenador das Câmaras Setoriais, Sérgio Vilela. 

O Secretário de Segurança, Rubens Pereira, declarou durante o encontro que o caso será investigado com rigor. “Vamos reforçar a Segurança, realizar uma frente de ações integradas em parceria com o Batalhão de Policiamento Especializado, com a Delegacia Regional de Picos e a Secretaria de Desenvolvimento Rural para neste primeiro momento chegar à autoria do crime, mas também vamos realizar uma campanha para levar até os apicultores e a população de forma geral a gravidade do caso e as consequências negativas para todos nós, prejuízo ambiental, social e econômico”, concluiu .




Deixe seu comentário: