Economia e Negócios Por: Redação Rede Piauí Repórter 20 Set 2018 17:10 Rede Piauí de Notícias

Associação Piauiense dos Produtores de Alho cria nova cooperativa em Picos

A criação da cooperativa significa um avanço no elo do produtor com sua demanda de venda da sua produção.


A criação de uma cooperativa de produtores de alho do da microrregião de Picos foi pauta de uma reunião com produtores de alho no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nesta quinta-feira (20). A partir da cooperativa todos os produtores que estão envolvidos no projeto de revitalização da cultura do alho do Vale do Guaribas e do Canindé vão poder plantar tendo um passo à frente na compra das sementes.

Para o presidente da Associação Piauiense dos Produtores de Alho, José Airton Carvalho Dantas, a criação da cooperativa significa um avanço no elo do produtor com sua demanda de venda da sua produção. “Estamos dando um passo muito importante para a nossa associação, que é a criação da cooperativa do alho”, disse.

De acordo com o presidente, 21 produtores participaram da reunião e a associação possui mais de 184 filiados que estão envolvidos em todo o contexto no Piauí. “A cada ano que a gente já está fazendo isso aí, há três anos a gente está nesse projeto aumenta sempre três, quatro e cinco cidades que estão querendo de qualquer forma restaurar e revitalizar essa cadeia produtiva, que foi um marco muito importante aqui para a nossa região de Picos”, contou.

O produtor de alho Gildeson Santos comemorou a criação da cooperativa e afirmou que a produção vai ser bastante beneficiada com a ação. “É um projeto piloto que estamos começando, por mais conhecimento que a gente tenha na teoria, mas na prática, no campo é totalmente diferente, aí a tendência é a gente tirar muito alho pequeno, aquele alho médio que é para negócio e para a feira fica difícil, mas quando a gente montar a cooperativa, a gente vai beneficiar esse alho, fazer pasta de alho, alguma coisa que o mercado receba a nossa produção para a gente não se perder no tempo e vai dar certo se Deus quiser”, relatou.

alhoAssociação Piauiense dos Produtores de Alho cria nova cooperativa em Picos.

Com informações de portal Grande Picos




Deixe seu comentário: