Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 05 Set 2017 15:26 Rede Piauí de Notícias

Audiência pública debate ataques aos terreiros de umbanda

Em Teresina quatro terreiros foram alvos de vandalismo e difamação, no mês de junho.


Nesta quarta-feira (6), acontece na Câmara Municipal de Teresina, uma audiência pública para discutir a questão da intolerância religiosa na capital. A audiência está marcada para as 10 horas, onde serão debatidos os ataques aos terreiros de umbanda ocorridos no primeiro semestre deste ano. Só em junho, quatro terreiros foram alvos de vandalismo e difamação em Teresina.

Segundo o vereador Venâncio Cardoso (PP), quem propôs a audiência, o debate será feito com a presença de lideranças de comunidades tradicionais de terreiros e visa encontrar um meio para combater a intolerância religiosa em Teresina.

Intolerancia religiosa
Ataques aos terreiros de umbanda em menos de um mês em Teresina 

“Nossa cidade precisa discutir melhor sobre essa questão. A intolerância muitas vezes está associada a falta de informação. Para construirmos uma cidade melhor, precisamos de respeito para com as diferenças”, explica o vereador.

O Disque 100, principal canal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos para registro de denúncias, contabilizou no ano passado o total de 556 denúncias de intolerância religiosa, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, vinculada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

Muitas das violações que nós da Ouvidoria recebemos ocorrem no âmbito da internet, com divulgação de vídeos que associam por exemplo religiões de matrizes africanas a culto do diabo e as pessoas se sentem ofendidas e denunciam. Também há um crescente número de casos de terreiros que foram invadidos e queimados, com toda sua história apagada por esses atos de vandalismo”, explica.

A vereadora Teresinha Medeiros (PSL) e o vereador Gustavo de Carvalho (PEN) subscrevem essa audiência pública.

*Com informações REDAÇÃO R/PIAUÍ




Deixe seu comentário: