Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 04 Jul 2019 12:44 Rede Piauí de Notícias

Audiência pública debate focos de peste suína em Barras

Foram constatados focos no município de Cabeceiras do Piauí, onde foram interditadas propriedades e o trânsito de suínos foi proibido.


Depois que focos da doença peste suína clássica (PSC) foram identificados no município de Barras, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 2ª Promotoria da cidade, realizou audiência pública para esclarecer e orientar os suinocultores.

Os técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) e do Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas (Gease) explicaram que foram constatados focos da PSC no município de Cabeceiras do Piauí.

“Eles adotaram providências com o objetivo de combater a PSC. Interditaram as propriedades com focos da doença e proibiram o trânsito de suínos para eliminar a peste suína clássica”, conta o promotor de Justiça Glécio Setúbal.

Peste Suína Clássica

A peste suína clássica é uma doença que acomete suínos e javalis. Altamente contagiosa, se caracteriza por febre alta, lesões avermelhadas na pele dos animais (hemorrágicas) e alta mortalidade. Falta de apetite, fraqueza e animais amontoados também caracterizam sintomas da peste.

A PSC não oferece riscos à saúde humana, mas traz perdas econômicas para o suinocultor. A notificação de suspeita ou ocorrência da PSC é obrigatória a qualquer cidadão e para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal, e deve ser feita o mais rápido possível para evitar a difusão da doença para outras propriedades.

peste suína em BarrasAudiência pública debate focos de peste suína em Barras. Foto: MPPI



Deixe seu comentário: