Brasil Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Mar 2018 15:30 Rede Piauí de Notícias

Aumento no acumulado da conta de luz pode chegar a 44%

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), afirmou que valor da tarifa assumiu um "patamar muito preocupante’’


Entre os anos de 2014 e 2017, a conta de luz das residências dos brasileiros acumulou uma alta em média de 31,5%. O levantamento da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrac) aponta que esta alta pode chegar a 44% ao final de 2018.

Segundo o diretor- geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, afirma: “Isso [encarecimento das contas de luz] de fato nos incomoda também, e acho que a todos, às distribuidoras, aos consumidores, ao regulador, porque o valor da tarifa está assumindo um patamar muito preocupante".

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o aumento na conta de energia dos últimos quatro anos superou a inflação acumulada no mesmo período.

Os motivos deste encarecimento estão relacionados ao aumento no custo de produção da energia e aos subsídios embutidos nas tarifas.

*Reportagem de Helorrany Rodrigues sob supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: