Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 10 Ago 2017 10:43 Rede Piauí de Notícias

Banho de ofurô está sendo disponibilizado pela Maternidade Dona Evangelina Rosa

O procedimento serve para que os recém-nascidos se adaptem mais rapidamente ao novo mundo, aliviando e prevenindo o bebês de determinadas doenças


A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) está disponibilizando para os bebês nascidos na unidade banho de ofurô, que tem como objetivo transmitir as mesmas sensações do útero da mãe.

 “O banho de ofurô tem propriedade terapêutica, portanto, faz com que o bebê lembre o ambiente no útero da mãe, ocasionando o relaxamento e provocando muitas vezes o sono do recém-nascido durante o procedimento, além de auxiliar no combate a gases, cólicas, insônia, constipação e melhorando a frequência respiratória”, explica a enfermeira Rosimeire Muniz de Araújo.

A enfermeira destaca ainda que este método é disponibilizado para os bebês internados, apresentando um quadro de saúde estável, independente de estar entubado ou não.

Mel Larice Pereira Gomes, relata que seu filho nasceu na maternidade e foi um dos primeiros desde método. “Fiquei muito feliz em ver meu filho calmo. Ele não chorou durante o banho”, conta a mãe de primeira viagem.

Banho vem sido disponibilizado desde junho na MDER
O banho vêm sido sido disponibilizado desde o mês de junho Foto: Reprodução

Segundo os profissionais da área, é ideal que seja colocado um quarto de água em um balde, porque quando o bebê senta, a água se eleva e ter atenção para que o conteúdo não chegue na altura do peito. O recipiente deve conter bordas arredondadas e deve ser usado especificamente para essa ação, sendo higienizada sempre com álcool.

O procedimento pode ser feito a partir das primeiras seis horas de vida, até seis meses de nascido. “A mãe também não pode deixar o bebê sozinho, ela deve segurar a cabecinha dele enquanto dá o banho. A água deve ser morna e o local para colocar o balde deve ser seguro”, sugere Rosimeire Muniz.

Com informações do Governo do Piauí




Deixe seu comentário: