Brasil Por: Redação Rede Piauí Repórter 16 Mar 2018 15:52 Rede Piauí de Notícias

Bolsa Família terá reajuste até o final de março

Reajuste entra em vigor a partir de abril, diz ministro


O programa Bolsa Família será reajustado ainda no mês de março, o Ministro do Desenvolvimento Social informou que o percentual para o reajuste é maior que a inflação, mas que não foi definido, pois ainda está em análise. Atualmente, as famílias que estão na linha de pobreza recebem até R$ 85,00 reais por família, no benefício básico.

Bolsa Família. Reprodução Internet

Segundo o Ministro Osmar Terra o ajuste entra em vigor a partir de abril. “Provavelmente [o reajuste] vai ser anunciado agora no mês de março e deve vigorar provavelmente no final de abril ou maio. A ideia é dar um reajuste acima da inflação. E estamos estudando uma forma de compensar o aumento do preço do gás, mas ainda não está acertado [como isso será feito]”, explica o ministro.

O ministro falou também sobre o investimento em linhas de microcrédito através do “Plano Progredir”, ações de capacitação e incentivo ao empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho que vai disponibilizar R$ 3 bilhões por ano para que as famílias que recebem o Bolsa Família percam o medo de ter empregos formais e comecem a investir em pequenos negócios por meio das linhas de Crédito.

O ministro esclareceu como vai funcionar as linhas de crédito. “As famílias continuam recebendo o benefício por dois meses após firmarem contrato de trabalho formal. E, mesmo deixando o Bolsa Família após esse período, voltam a receber o benefício se perderem o emprego. A existência dos programas de transferência de renda não foi suficiente para reduzir a pobreza, só [para atenuar] a questão da pobreza extrema. Mas eles não reduziram o número de pobres. A pobreza no Brasil continua intacta. Acho que o Plano Progredir faz parte dessa nova maneira de pensar a questão do Bolsa Família”, destaca.

*Reportagem Danielly Duarte, supervisão Pedro Henrique Santigo




Deixe seu comentário: