Piauí Por: Teresa Albuquerque Repórter 23 Mai 2018 16:20 Rede Piauí de Notícias

Campanha de vacinação contra Febre Aftosa segue até 31 de maio no Piauí

O Piauí já é considerado um estado livre da febre aftosa com vacinação e agora a meta é se tornar, até 2020, uma área livre da doença sem vacinação.


O governo federal anunciou que a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa segue no Piauí até o dia 31 de maio. O calendário de vacinação 2018 ocorre ao longo do mês de maio em todo o território nacional. Nesta quinta-feira (24), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) irá declarar oficialmente o Brasil como País Livre da Febre Aftosa com vacinação.

A expectativa é vacinar 200 milhões de cabeças de bovinos e búfalos de todas as faixas etárias até 31 de maio. O fazendeiro que não cumprir com sua obrigação será autuado e multado.

O Piauí já é considerado um estado livre da febre aftosa com vacinação e agora a meta é se tornar, até 2020, uma área livre da doença sem vacinação. Em reunião na última terça-feira (22), o governador Wellington Dias discutiu a erradicação da febre aftosa e a retirada da obrigação da vacinação contra a doença que ataca rebanhos bovinos e outros animais de casco bipartido.

“Isso se dará por meio de uma estrutura de monitoramento, controle, acompanhamento e integração entre o governo federal, o Estado e os criadores de gado. É importante garantir que, a cada ano, o produtor não tenha a necessidade da vacinação. Vai ser uma grande vitória para eles, que cortarão gastos e terão seus animais 100% saudáveis”, destacou Wellington.

febre aftosa



Deixe seu comentário: