Geral Por: Thiago Andrade Repórter 10 Nov 2017 18:11 Rede Piauí de Notícias

Caneta preta e documento oficial com foto são obrigatórios para o Enem

A caneta deve ser de material transparente e exclusivamente preta


Caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos que participarão do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que era realizado no próximo domingo (12). A caneta deve ser de material transparente e exclusivamente preta, esse requisito é importante porque outra cor de tinta inviabiliza a leitura óptica do cartão de respostas.

Já o documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudantil não será admitida como documento oficial. Dessa forma não serão aceitas cópias, nem ainda as autenticadas.

Caso o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deve apresentar um boletim de ocorrência emitido por entidade policial, no máximo, 3 meses do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro.

O cartão de inscrição, que deve ser encontrado na página do Enem, é facultativo, porém é aconselhável levar para ter acesso mais facilitado a dados como o local e a sala da prova. Aquele que tiver necessidade comprovar sua presença na prova, para entregar no trabalho, tem que imprimir e levar a declaração de comparecimento e pegar a assinatura do coordenador no dia da prova. O formulário pode ser acessado na Página do Participante.

Pode ser levado lanches, todavia os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão verificados antes da entrada na sala.

Porque outra cor de tinta inviabiliza a leitura óptica do cartão de respostas
Porque outra cor de tinta inviabiliza a leitura óptica do cartão de respostas   Foto:Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil

Itens que não são permitidos

Não é permitido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante a aplicação das provas. Os aparelhos deverão ser embalados em um porta-objetos com lacre, que pode ficar ficar embaixo da cadeira até o fim das provas.

O candidato também não pode usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se o mesmo estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.




Deixe seu comentário: