Cidades Por: Pedro H. Santiago Repórter 16 Nov 2017 17:25 Rede Piauí de Notícias

Carroceiros jogam lixo em rodovia estadual

A PI-112, entre Porto e Campo Largo, está se transformando num verdadeiro lixo à céu aberto


A PI-112, que fica entre Porto e Campo Largo, litoral norte do estado, está se tornando um lixão à céu aberto. Tudo deve-se ao fato de carroceiros estarem descartando de forma irregular o lixo residencial da cidade de Porto. Com isso a população que mora próximo tem que convicver com o mau cheiro do lixo e a infecção do solo.

O descarte feito de forma incorreta, está afetando também os criatórios de peixe que ficam próximo ao local. Os moradores e cridores de peixes estão preocuopados com o crescimento desenfreado do acúmulo de lixo. A população pede para que a Vigilância Sanitária local faça uma vistoria profunda e que puna à aqueles que estão fazendo o descarte do lixo residencial naquele local.

pi 112 se transforma em lixão
Carroceiros descartam os lixo urbano, prejudicando inclusive os psicultores que moram próximos à dorovia/ Créditos: Portal Longah
 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA


Procuramos contato com a vigilância sanitária do município de Porto, mas até o fechamento desta matéria não conseguimos o retorno.

RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA

O descarte de todo e qualquer material de lixo é de responsabilidade do município. Por este motivo, os moradores pedem que se crie um local especifico para se descartar esse lixo urbano.

"LEI" DO LIXO

Com a publicação de decreto de regulamentação no dia 23/12/2010, finalmente começa a valer a "Lei do Lixo", como já é conhecida a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS - sancionada em agosto de 2010 pelo presidente Lula. Na prática, a lei estabelece a Gestão Integrada de Resíduos, onde o material descartado pela sociedade e todos os atores envolvidos (como sistemas de coleta seletiva, cooperativas, triagem e tratamento dos resíduos, por exemplo) são regulamentados com base no sistema de responsabilidade compartilhada. Ou seja, o Poder Público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade da Política Nacional de Resíduos Sólidos.




Deixe seu comentário: