Brasil Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Dez 2018 10:35 Rede Piauí de Notícias

Chamadas de fixo para celular ficarão mais baratas

A medida vale para ligações locais e de longa distância realizadas por assinantes dos planos básicos das concessionárias de telefonia fixa. A redução média no valor das ligações é de 0,4%.


O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quarta-feira (12), durante reunião realizada em Brasília, redução dos valores das chamadas fixo-móvel. A medida vale para ligações locais e de longa distância realizadas por assinantes dos planos básicos das concessionárias de telefonia fixa. A redução média no valor das ligações é de 0,4%.

Isso, segundo o conselheiro relator, Aníbal Diniz, ocorre em um momento em que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador que mede a inflação para famílias com rendimento entre um e cinco salários-mínimos, acumula inflação de cerca de 4% nos últimos 12 meses. “Os gastos com serviços de telecomunicações estão pesando menos no bolso do consumidor brasileiro”, afirmou.

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, analisou que a decisão da Agência de revisar os valores das chamadas da telefonia fixa com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) e aplicar o fator de produtividade, que faz com que ganhos da concessionária sejam compartilhados com os consumidores por diminuição na tarifa, contribui para que o setor de telecomunicações reduza o impacto inflacionário e contribua com maior estabilidade do Real e manutenção do poder de compra do brasileiro.

A redução das tarifas das chamadas fixo-móvel deve ser aplicada nos próximos dias, após a publicação no Diário Oficial da União.

telefoneChamadas de fixo para celular ficarão mais baratas



Deixe seu comentário: