Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 11 Set 2017 16:24 Rede Piauí de Notícias

Ciclistas se organizam para protesto em Teresina

Eles estão protestando, em especial, contra a retirada da ciclovia na Avenida Duque de Caxias


Os ciclistas de Teresina estão se articulando para fazerem um “bicicletaço” nesta terça-feira  (12/09). O movimento é um protesto contra o fim de ciclovias em Teresina. Na oportunidade, os ciclistas irão se concentrar no cruzamento das avenidas Duque de Caxias e Petrônio Portela, zona Norte da capital. A reunião vai iniciar às 8h da manhã.

De acordo com o estudante Luan Rusvell, que está organizando o movimento, eles estão protestando, em especial, contra a retirada da ciclovia na Avenida Duque de Caxias: “Vamos lutar contra a retirada da ciclovia da Duque de Caxias que é mais uma obra da Prefeitura contra a mobilidade por bicicleta em Teresina. Depois do estreitamento das ciclovias da Kennedy e Miguel Rosa, essa retirada é um grande retrocesso para a cidade”, explica.

O grupo vê como alarmante dados como o de que Teresina já é a capital nordestina com maior taxa de motorização do Brasil com quatro automóveis para cada 10 habitantes, de acordo com levantamentos de 2012.

Eles também pontuam que já houve o estreitamento de 10,76 km de ciclovias em Teresina (25% do total), referentes às av. Kennedy e Miguel Rosa. Na opinião deles, a largura nas ciclovias em Teresina está abaixo do mínimo aconselhado.

Luan está organizando o ato
Luan está organizando o ato Foto: Arquivo pessoal/oitomeia

Luan afirma que a obra que vai remover o cicloviário vai contra o previsto no Plano Diretor Cicloviário de Teresina e contra o indicado pelo Ministério das Cidades: “Entendemos que a ciclovia e o canteiro central, além de ser uma rota tradicional dos ciclistas da zona Norte, também é importante para os pedestres que circulam por ali. A proposta da Prefeitura é tornar essa avenida um corredor expresso só para veículos motorizados e isso vai contra ao Plano Diretor Cicloviário de Teresina”, declara

O ciclista também argumentou sobre o que esperam do evento e pontou que eles desejam estabelecer o diálogo sobre o tema: “A expectativa é reunirmos a população teresinense que luta por uma cidade realmente feita para as pessoas, que acredita que o espaço urbano deve ser democraticamente compartilhado e que pedestres e ciclistas devem ser vistos como prioridade no trânsito. A proposta também é conversar com a população que mora no entorno e que usa aquela ciclovia”, diz.

Em nota o grupo ao explica as razões do ato desta terça feira. “Nos últimos anos, a Prefeitura de Teresina vem realizando uma série de obras, apresentadas como investimento na melhoria da mobilidade urbana da cidade, mas que na verdade estão reduzindo o direito dos pedestres e ciclistas de também circularem com conforto, segurança e respeito pelas vias públicas”, diz a nota.

Em outra parte eles afirmam serem contra as obras de mobilidade urbana realizada pela Prefeitura. “Nos últimos anos, a Prefeitura de Teresina vem realizando uma série de obras, apresentadas como investimento na melhoria da mobilidade urbana da cidade, mas que na verdade estão reduzindo o direito dos pedestres e ciclistas de também circularem com conforto, segurança e respeito pelas vias públicas”.

Os ciclistas de Teresina estão se articulando para fazerem um “bicicletaço”
Os ciclistas de Teresina estão se articulando para fazerem um “bicicletaço” Foto:AntonioCruz/ABr

O QUE DIZ A STRANS

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que o fechamento da ciclovia não infringi o Plano Diretor Cicloviário de Teresina, pois a ciclovia será mudada para as ruas laterais. A mudança é por causa do avanço nas obras dos Corredor de Transportes Públicos Norte II.

A nova ciclofaixa terá ligação com uma outra já existente na Avenida Freitas Neto, passando também pela Avenida União, onde funcionará o Terminal do Buenos Aires, e ainda pelas ruas Batalha, Gonçalves Ledo, Roraima e Guaporé, estabelecendo ligação com a ciclofaixa da Avenida Marechal de Castelo Branco.

Segundo o Superintendente da Strans, Carlos Daniel, todas as mudanças foram realizadas tendo como base o Plano Cicloviário. “A mudança da localização da ciclovia vai trazer mais segurança para os ciclistas e ainda uma maior extensão de espaço para circulação. A ciclovia da  Duque de Caxias era de 2,42 quilômetros e com a mudança para as ruas perpendiculares haverá uma ciclofaixa de 6,4 quilômetros”, afirma.

A região Norte de Teresina tem maior fluxo de viagens de ciclistas, tendo a Duque de Caxias como principal rota de circulação dos ciclistas.

Da Redação RPiauí




Deixe seu comentário: