Curiosidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 15 Ago 2017 11:54 Rede Piauí de Notícias

Cientistas desenvolvem “Rim Biônico” para substituir hemodiálise

O protótipo é feito a partir de células renais, e possui CHANCES ZERO de rejeição


Elementos oriundos da natureza são poderosos, mas existem casos que temos que fazer o uso da moderna tecnologia médica. Veja como exemplo, as pessoas que fazem hemodiálise não podem prescindir dessa tecnologia.

O sofrimento dessas pessoas é imenso, na maioria das vezes ficam por anos numa fila de espera para receber um rim.

A novidade é que milhões de pessoas podem renovar suas esperanças, porque cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos EUA, visão lançar este ano o primeiro “Rim Artificial Biônico”.

Rim Biônico
Protótipo do Rim Biônico.                     Foto: Divulgação                    

O órgão artificial é perfeitamente parecido com o natural. Ele possui filtros de silício, células vivas e é bio-híbrido. O aparelho funciona com uma série de microchips e é movido pelo coração humano para filtrar os resíduos da corrente sanguínea.

O Órgão artificial é conhecido pelos americanos como “The Kidney Project” e foi desenvolvido por William Fissell de Vanderbilt e Shuvo Roy, da UCSF.

A notícia é muito impactante para pacientes com problemas renais que dependem da hemodiálise. Talvez você questione sobre a possibilidade de algum corpo rejeitá-lo, mas está é a segunda melhor notícia: CHANCES ZERO!

Isso ocorre porque o “Rim Biônico” é feito a partir de células renais. O protótipo é do tamanho de uma xícara de café e consegue otimizar a pressão arterial e o equilíbrio entre sódio e potássio no corpo. Este projeto é simplesmente um presente maravilhoso para quem faz hemodiálise.

Para que isso fosse possível, a equipe recebeu, uma doação de 6 milhões de dólares do Institute of Biomedical Imaging and Bioengineering (Nibib) para pesquisas e desenvolvimento.

Os pesquisadores acreditam que as opções podem ser ainda mais amplas e o principal deles, dr. Victor Gura, afirma que dentro de dois anos o “Rim Biônico” estará disponível para vendas.




 

Com informações de Piauí Notícias.




Deixe seu comentário: