Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 29 Nov 2018 09:36 Rede Piauí de Notícias

Clínica Dermatológica do HGV sedia Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

Especialistas vão realizar atendimentos para orientação, avaliação e diagnóstico de possíveis casos da doença.


A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, neste sábado (1º), mais uma edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele em todo o Brasil. No Piauí, os atendimentos serão realizados na Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no horário de 9h às 15h. 

Clínica Dermatológica HGV

 Clínica Dermatológica do HGV sedia Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele. (Foto: Ascom HGV)

Durante o evento, especialistas vão realizar atendimentos para orientação, avaliação e diagnóstico de possíveis casos da doença.  Para participar da ação, é preciso apresentar a Carteira de Identidade (RG) e o Cartão do SUS. Também é importante não esquecer do Código de Endereçamento Postal (CEP) do local onde mora. 

A Clínica Dermatológica do HGV fica na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, Centro-Sul, em frente ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).

A ação ganha destaque com o movimento Dezembro Laranja, que informa à população sobre as formas de prevenção com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras; e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. 

Casos no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). 

Os sinais precoces da doença surgem com o aparecimento na pele de nódulos, placas avermelhadas, escamação, pintas pretas ou acastanhadas que mudam de cor e textura, feridas que não cicatrizam e continuam a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões e/ou sangramento.

As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar protetores solares, chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; bem como procurar locais de sombra e manter uma boa hidratação corporal.




Deixe seu comentário: