Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 24 Ago 2018 11:39 Rede Piauí de Notícias

Conferência debate em Teresina atuação feminina na advocacia

O objetivo é debater a atuação feminina no mercado de trabalho, repercutindo sobre as questões de gênero na advocacia e sociedade piauiense.


Com o objetivo de debater a atuação feminina no mercado de trabalho, repercutindo sobre as questões de gênero na advocacia e sociedade piauiense, a I Conferência da Mulher Advogada do Piauí iniciou na última quinta-feira (23) e encerra nesta sexta-feira (24) 24 de agosto, no Auditório da OAB-PI, em Teresina-PI, e que tem como tema “Pluralismo, Política e Advocacia”.

O evento é uma realização da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB-PI e tem cunho acadêmico, científico e de sensibilização. Atualmente, as mulheres representam quase metade da advocacia brasileira e piauiense. De acordo com a presidente da CMA, Eduarda Mourão, as mulheres advogadas atualmente são um contingente importantíssimo no mercado de trabalho brasileiro e na comunidade jurídica piauiense.

“O direito à igualdade está expresso na Constituição Federal de 1988. Embasado neste direito fundamental, o evento debaterá as políticas e ações que visam valorizar as advogadas e modificar o atual cenário de desequilíbrio na participação feminina da classe e na sociedade”, disse Eduarda, ao ressaltar que a Conferência é um passo primordial para empunhar essa bandeira.

Durante a Conferência, está sendo feito o resgate da história de Esperança Garcia, intitulada simbolicamente como primeira mulher advogada do Piauí. Representando a luta e resistência do povo e da mulher, Esperança Garcia escreveu uma cara em 1770 ao Governador da Capitania de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro. A carta denunciava violências e demandava justiça. Um tipo de texto que, no dicionário da advocacia, poderia ser sinônimo de petição.

Grandes nomes

O evento conta com grandes nomes da área do Direito, notadamente mulheres que alçaram lugares de destaque nacional e internacional, como a advogada Cléa Carpi da Rocha, ex-presidente da OAB-RS, ex-diretora do CFAOAB e única mulher a receber a Medalha Rui Barbosa, maior honraria no âmbito do Conselho Federal da OAB. Ela ministrou a palestra de abertura na noite do dia 23.

A Ministra Maria Elisabeth Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), proferiu a palestra magna do evento, no dia 23 de agosto, às 20h30. Natural de Minas Gerais, a Ministra é a primeira mulher nomeada para esse cargo e a primeira mulher a assumir a presidência do STM em 206 anos.

Acesse para ver a programação completa.

conferência feminina Conferência em Teresina debate atuação feminina na advocacia (divulgação).




Deixe seu comentário: