Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 29 Out 2018 12:12 Rede Piauí de Notícias

Conselheiro Abelardo Vilanova é eleito novo presidente do TCE-PI

O conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva foi eleito nesta segunda-feira (29), por unanimidade, presidente do TCE-PI para o biênio 2019/20.


O conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva foi eleito nesta segunda-feira (29), por unanimidade, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para o biênio 2019/20, em substituição ao atual presidente, conselheiro Olavo Rebelo. A conselheira Lilian Martins foi eleita vice-presidente. A eleição ocorreu em sessão extraordinária presidida pelo conselheiro Luciano Nunes, decano do TCE-PI.

Compõem ainda a diretoria eleita os conselheiros Kléber Eulálio, para a Corregedoria-Geral; Waltânia Alvarenga, para a Controladoria; e Olavo Rebelo, para a Ouvidoria. Os conselheiros-substitutos Delano Câmara e Alisson Araújo foram escolhidos como auxiliares da Ouvidoria e da Controladoria, respectivamente. Os conselheiros Luciano Nunes e Kennedy Barros foram eleitos presidentes da 1ª e da 2ª Câmaras, respectivamente.

ABELARDO VILANOVAConselheiro Abelardo Vilanova é eleito novo presidente do TCE-PI. Foto: TCE-Pi

O conselheiro-substituto Jackson Veras foi eleito conselheiro-auxiliar da Presidência e o conselheiro-substituto Jaylson Campelo, para a diretoria-geral da Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC). A vice-diretora eleita da EGC é a auditora de Controle Externo Valéria Leal, diretora de Fiscalização da Administração Estadual. A nova diretoria tem até o dia 20 de dezembro para a posse administrativa. A nova gestão iniciará oficialmente em 1º de janeiro de 2019.

Perfil

Natural de Regeneração (PI), Abelardo Pio Vilanova e Silva é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí e especialista em Controle Externo da Administração Pública. É servidor de carreira do TCE-PI, onde ingressou por meio de concurso público para o cargo de auditor de Controle Externo, em 1995. Em 2002, foi nomeado conselheiro, na cota de auditor.

Atual vice-presidente do TCE-PI, ele vai ocupar pela segunda vez a presidência da Corte de Contas – a primeira foi no biênio 2009/10. Foi ainda vice-presidente nas gestões 2002/03 e 2007/08. Ao se pronunciar após a eleição, ele agradeceu a confiança dos conselheiros e disse que administrará o TCE-PI com a colaboração de todos os membros, servidores e procuradores do Ministério Público e Contas (MPC).




Deixe seu comentário: