Geral Por: Sâmia Beatriz Repórter 10 Nov 2017 14:41 Rede Piauí de Notícias

Conselho alerta para os riscos do uso indevido do fone de ouvido

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez


Nesta sexta-feira (10) é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez e um dos alertas feito pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) é quanto ao uso exagerado do fone de ouvido, que está levando os jovens a perda de audição devido o uso irregular do aparelho.

A população está perdendo cada vez mais a audição          A população está perdendo cada vez mais a audição                                    Imagem: Divulgação

O Conselho alerta que o uso do fone de ouvido em um volume muito alto pode levar a uma perda irreversível da audição. Foi orientado pela presidente do CFFa, Thelma Costa, que os pais e responsáveis pelos jovens monitorem constantemente o volume no qual os jovens colocam música quando utilizando os fone.

 De acordo com a presidente, se a 1 metro de distância for dado para escutar o que uma pessoa está ouvindo no fone de ouvido, a pessoa que está escutando com o fone terá perda de audição. Ela orienta que a pessoa diminua o volume.

Já houve uma projeto de lei no Congresso Nacional para manter o controle desse equipamento para que tenham um máximo de volume, porém, o mesmo não foi aprovado.

Segundo Thelma as perdas da audição causadas por ruído estão aumentando entre a população, tanto por ruído industrial, quanto por equipamentos de som. Ela cita como exemplo o caso dos músicos, lembrando que existem protetores auditivos que selecionam o som.  

No Enem

O tema é tão importante que foi o tema da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano - “Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil”. Que fala sobre a inclusão, que deveria ser debatido constantemente por todos. A fonoaudióloga falou ainda sobre os desafios que existem e sobre o preconceito presente na sociedade com relação a essa e outras deficiências.




Deixe seu comentário: