Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 21 Nov 2018 15:14 Rede Piauí de Notícias

Conselho de Medicina decide interditar Maternidade D. Evangelina Rosa por 60 dias

A interdição parcial entrou em vigor à meia noite desta quarta-feira (21) e a partir de então direção e médicos estão proibidos de admitir pacientes de baixa e média complexidade.


A diretoria do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-Pi) decidiu, em plenária da última terça-feira (20), pela interdição ética parcial da Maternidade Dona Evangelina Rosa, maior maternidade pública do Piauí. De acordo com o Conselho, a maternidade enfrenta graves problemas que tem resultado em perdas de vidas. Apenas em setembro, 14 recém nascidos vieram a óbito e em outubro o número de óbitos chegou a 29, um aumento de mais de 100%.

A interdição parcial entrou em vigor à meia noite desta quarta-feira (21) e a partir de então direção e médicos estão proibidos de admitir pacientes de baixa e média complexidade. A norma não vale para pacientes de alta complexidade, que detém entrada por meio de regulação, ou seja, pacientes graves continuam com atendimento normal, conforme é o objetivo da instituição.

Nas últimas fiscalizações, chamou atenção no setor de admissão que 43% das pacientes admitidas eram consideradas de baixo e médio risco. A situação compromete leitos que são voltados para pacientes de alta complexidade.

Durante as várias visitas realizadas durante esse segundo semestre de 2018 e a partir de relatos de médicos plantonistas, o CRM-PI constatou que a ausência de regularidade no fornecimento de diversos materiais que são padronizados na assistência aos pacientes.

Além disso, a maternidade também conta com inúmeros equipamentos quebrados, obsoletos e com funcionamento precário no centro cirúrgico, quatro camas para realização de partos quebradas, focos e cardiotocógrafos insuficientes, sonares quebrados, bisturis elétricos insuficientes, além de várias incubadoras sem funcionar e sem manutenção há muito tempo. Fora isso, novas fissuras no piso, especialmente nas UTIs.

Assim, com a interdição, o Conselho espera reduzir a superlotação e ainda estabelece prazo para a direção da MDER solucionar as demais falhas, como falta de vários medicamentos, falta de insumos, problemas na realização de exames, equipamentos quebrados, falhas estruturais no prédio e ainda atraso de salários de terceirizados. "O CRM-PI espera que antes do fim da interdição, o Estado tome, enfim, as devidas providências solicitadas em relatório técnico do CRM-PI, a fim de que se reduza o grau de infecção hospitalar e contenha o alarmante número de óbitos", diz nota emitida pelo Conselho.

Maternidade Dona Evangelina Rosa interditada pelo conselho regional de medicinaConselho de Medicina decide interditar Maternidade D. Evangelina Rosa por 60 dias. Foto: CRM-PI



Deixe seu comentário: