Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Abr 2018 11:10 Rede Piauí de Notícias

Moradores de Santa Filomena cobram construção de ponte sobre Rio Parnaíba

Moradores precisam fazer travessia pelo Rio Parnaíba em balsas que oferecem serviços caros e perigosos


Os moradores do município de Santa Filomena, distante 966 km de Teresina, cobram das autoridades a construção de uma ponte entre o município piauiense e a cidade de Alto Parnaíba, no Maranhão. Os agricultores e produtores rurais da região dizem que a ponte facilitaria o escoamento da produção e melhoria no tráfego de veículos entre as duas cidades, já que o transporte é feito somente através de embarcações que cruzam pelo Rio Parnaíba de um estado para o outro. 

A população já reinvindica a construção da ponte há vários anos, mas, até hoje, quem precisa fazer a travessia para o município vizinho precisa fazer uso de uma balsa que, de acordo com os moradores, é um serviço caro e perigoso. 

santa filomena 2
                                  Rio Parnaíba, entre Santa Filomena-PI e Alto Parnaíba-MA. (Foto: Internet)

Em maio de 2017, os senadores Elmano Férrer e Ciro Nogueira trataram do assunto com o então ministro dos Transportes, Maurício Quintella, que cobraram do governo federal a construção da ponte, além do alargamento da BR-135 e da duplicação das BRs 343 e 316 em Teresina. Mas tudo ficou apenas no projeto e quase um ano depois nada foi feito.

Na quinta-feira passada (7 de abril), os moradores de ambos os municípios fizeram uma manifestação em frente à placa da BR 235, saída da cidade de Santa Filomena para Gilbués, onde as autoridades e representantes locais se uniram aos professores e alunos de escolas públicas para cobrar a construção da ponte. 

Com área de 5.285 km², Santa Filomena, no extremo oeste do Piauí, tem a quinta maior extensão territorial entre os municípios do estado. Sua população está estimada em 6.300 habitantes e é um dos cinco maiores produtores de grãos do Piauí.

Reportagem de Ryan Andrade sob supervisão de Perdro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: