Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 09 Abr 2018 13:31 Rede Piauí de Notícias

Decreto oficializa criação de comitê para tratar de Bacia do Parnaíba

Todas as questões referentes ao uso dos recursos hídricos da bacia serão normatizadas pelo comitê


Um decreto que oficializa a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba foi assinado pelo presidente Michel Temer, na última quinta-feira (5). A principal proposta do comitê é normatizar todas as questões referentes ao desenvolvimento sustentável, programas de investimento e políticas de estruturação urbana e regional da bacia.

rio parnaiba
O CBH Parnaíba vai normatizar todas as questões referentes ao uso dos recursos hídricos da bacia.

De acordo com a resolução, após a publicação do decreto presidencial, o CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos) deverá criar grupo de trabalho para acompanhar o funcionamento do comitê até a eleição da diretoria.

Além do Piauí, os estados do Maranhão e Ceará também integram o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. Com uma área de 331.441 km², a Bacia do Rio Parnaíba é considerada a segunda mais importante do Nordeste.

A Rede Piauí de Notícias conversou com a assessoria do senador Elmano Ferrer que informou que a criação do comitê era uma vontade pessoal do senador em tirar do papel o projeto que já se arrastava por 18 anos. A assessoria informou também que a criação do CBH Parnaíba vai promover o debate de questões relacionadas ao uso dos recursos hídricos, arbitrar os conflitos e estabelecer os mecanismos de cobrança desses recursos dentre outros objetivos.

Reportagem de Ryan Andrade, sob supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: