Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 27 Mar 2018 09:02 Rede Piauí de Notícias

Defesa Civil alerta para risco de enchentes em oito municípios do Piauí

Rio Parnaíba apresenta elevação significativa em Barão do Grajaú


A Defesa Civil do Piauí divulgou, nesta segunda-feira(26), à Imprensa, um boletim a respeito de possíveis enchentes que poderão ocorrer em regiões ribeirinhas ligadas ao Rio Parnaíba. Comunidades que fazem parte de pelo menos oito municípios piauienses correm o risco de serem atingidas.

Rio Parnaíba apresenta cheia
Defesa Civil alerta para inundação em cidades ribeirinhas do Rio Parnaíba. (Foto: Reprodução).

Floriano, Amarante, Nazária, União, Porto, Miguel Alves, Madeiro e Luzilândia estão dentro do alerta emitido pela Defesa Civil e as comissões municipais já foram comunicadas sobre o avanço das águas do rio que já atingiu nível máximo em Floriano, no Piauí e Barão de Grajaú, no Maranhão.

O secretário estadual de Defesa Civil, Hélio Isaías, informou que os alertas já foram emitidos para os municípios envolvidos. "Emitimos alerta para todo o trajeto das cidades ribeirinhas para que evitem prejuízos com uma possível inundação. Essa água deve estar chegando à capital e regiões mais próximas em dois dias", concluiu.

Serviço Geológico do Brasil está acompanhando a situação

Os órgãos envolvidos com a situação de salvaguarda das populações que estão na zona de risco, estão sendo assessorados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no sentido de planejar ações emergenciais para prevenção de perdas humanas e materiais, caso o rio Parnaíba atinja cotas de inundação das regiões envolvidas.

Barragem de Boa Esperança está com 83,5% de sua capacidade

De acordo com informações do portal Cidadeverde, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) informou que o reservatório da Barragem de Boa Esperança está apresentando 83,5% de sua capacidade de armazenamento, o que ainda é um volume normal para o período. Como ainda há previsão de chuvas para o período, as comportas deverão ser abertas, o que também pode causar um aumento do volume de água no rio que percorre por essas cidades emitidas no alerta.




Deixe seu comentário: