Polícia Por: Thiago Andrade Repórter 04 Dez 2017 15:25 Rede Piauí de Notícias

Delegado Barêta e mais três policiais são condenados por torturar presos

A sessão de tortura era tão forte que eles gritavam de dor, e os gritos eram ouvidos por toda a delegacia


O juiz Kildary Louchard de Oliveira Costa, da Vara Única da Comarca de Pedro II, decretou a quase 28 anos de prisão um delegado e três agentes da Polícia Civil do Piauí pelo crime de tortura. São eles: o delegado Francisco da Chagas Santos Costa, o “Barêtta” (seis anos de detenção) e os agentes Marcelo Rui Coelho (sete anos e um mês), Marcos Aurélio Castro e Mascarenhas (sete anos e um mês) e José Renato Portela Lustosa (sete anos e um mês).

Os policiais civis estão sendo acusados de torturarem Ricardo Roberto dos Santos, Francisco Carreiro Costa e mais um jovem na Delegacia de Pedro II. O fato ocorreu em abril de 2005. As vítimas das torturas foram tiradas das celas e conduzidas para a cozinha e o quintal da delegacia, onde foram espancados com morros na cara e a asfixias e tiveram a cabeça mergulhada em uma caixa d’água.

Delegado Francisco Costa é condenado a seis anos de detenção a

Delegado Francisco das Chagas Santos Costa é condenado a seis anos de detenção Foto:Portal AZ

 

Um dos detentos teve sua sonda que usava retirada do corpo, provocando-lhe uma intensa dor. A sessão de tortura era tão forte que eles gritavam de dor, e os gritos eram ouvidos por toda a delegacia.

Francisco Carreiro foi conduzido pelos policiais ao açude Joana, onde teve a cabeça mergulhada para que ele falasse os crimes de furto.

Em conformidade com a pena determinada pelo juiz Kildary Louchard, os condenados cumprirão a pena em regime aberto.




Deixe seu comentário: