Brasil Por: Pedro H. Santiago Repórter 09 Dez 2017 18:35 Rede Piauí de Notícias

Denatran determina nova regra que torna mais rigorosa a inspeção de veicular

A norma visa trazer mais segurança ao trânsito, fazendo com que se evite acidentes causados pela falta de manutenção dos veículos


Foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 8, uma nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga a inspeção de veículos a cada dois anos.

A norma visa trazer mais segurança ao trânsito, fazendo com que se evite acidentes causados pela falta de manutenção dos veículos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Entram também na nova regulamentação, o controle da emissão de gases poluentes e a redução de ruídos.  

Inspeção veícular
A implantação cabe a cada Detran estadual estebelecer o período / Créditos: Estadão

O cronograma de inspeção será definido e organizado por cada Detran Estadual, que vai estabelecer a forma e as condições de implantação na nova regra do Programa de Inspeção Técnica Veicular. A determinação obriga que a operação comece até o dia 31 de dezembro de 2019.

Os veículos que apresentam defeitos muitos graves, defeitos no sistema de de freios, pneus, rodas ou nos equipamentos obrigatórios ou utilizando equipamentos proibidos, sejam reprovados.

Já o controle da emissão de gases poluentes e a redução dos ruídos  serão usados os parâmetros que estão vigentes no Conselho Nacional do Meio Ambiente.




Deixe seu comentário: