Política Por: Patrícia Almeida Repórter 23 Fev 2018 01:41 Rede Piauí de Notícias

Deputado João de Deus esclarece gastos do Governo em discurso na Alepi

O líder do governo na Assembleia se esforçou para rebater as críticas da oposição


O deputado estadual João de Deus (PT) em discurso na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta quinta-feira, 22, justificou a crítica da oposição em torno da falta de ações concretas do governo no setor penitenciário do Estado, como a falta de recuperação do presídio de Esperantina, onde houve uma rebelião; e também as acusações do deputado Robert Rios (PDT), que leu uma relação de gastos do governo com alimentação na residência oficial e aluguel de aeronaves para viagens.

O líder do governo na Alepi afirmou que as despesas criticadas foram autorizadas e estão amparadas por lei. Para ele, a oposição ataca o atual governo e não considera sobre outros gestores. Diante disso, ele sugeriu uma discussão sobre a lei que ampara tais gastos, para que a mesma possa ser modificada. “Se é para ser contra tem que ser para todo mundo. No Governo passado tinha licitação até para compra de chiclete Trident. Concordo que essa lei precisa passar por uma adequação, disse o líder do governo na assembleia.

Deputado João de Deus teve trabalho para defender o governo perante a oposição.
Deputado João de Deus teve trabalho para defender o governo perante a oposição. Foto: Alepi

Robert Rios (PDT), Marden Meneses e Luciano Nunes (PSDB), membros da oposição, não pouparam críticas sobre o sistema penitenciário, o deputado João de Deus disse que o Estado não fez tudo o que precisava ser feito, mas que já realizou outras obras de grande importantes, como a Casa de Detenção em Campo Maior, com capacidade para 160 vagas, a Cadeia Pública de Altos, com capacidade para 600 vagas e a Central de Triagem de Teresina, bem como reforma na cadeia de Picos, com 12 novas celas e um presídio em Oeiras e o investimento de R$ 5 milhões para a aquisição de armas e equipamentos.

O deputado ressaltou também alguns números da atual gestão da Secretaria de Justiça, como a construção de duas novas unidades penais, que estão em andamento com 160 vagas na Casa de Detecção de Campo Maior e mais 600 vagas na. cadeia pública de Altos; a reforma e ampliação da penitenciária de Picos, com 12 novas celas construídas, passando 214 vagas.

Ao todo, são 1.194 novas vagas no sistema carcerário do Piauí, que vão reduzir o déficit no sistema prisional, com isso, João de Deus conclui que  população do Piauí não tem dúvidas sobre o esforço do governador no tratamento justo aos detentos e informou que o percentual de detentos de alta periculosidade é de apenas 5% e que o governador pensa em fazer uma classificação de tais detentos, uma vez que o custo de cada um é de R$ 3 mil por mês, sendo portanto necessária a ressocialização dos mesmos.

O deputado citou outros dados que mostram o Piauí em vantagem sobre outros estados, como a classificação de quinto colocado nacional na geração de empregos e primeiro no Nordeste.




Deixe seu comentário: