Polícia Por: Redação Rede Piauí Repórter 21 Set 2017 16:09 Rede Piauí de Notícias

Detentos iniciam motim na penitenciária de Floriano e depredam celas

Aconteceu por volta das 10h na manhã dessa quinta-feira (21), na ocasião detentos e policiais ficam feridos


Teve início na manhã desta quinta-feira (21), por volta das 10h, na Penitenciária Regional de Floriano, mais conhecida como Vereda Grande, um motim realizado pelos detentos, por conta da limitação das visitas e o recebimento de mercadorias. Aconteceu logo após a greve dos agentes penitenciários do Piauí. A informação é do diretor da unidade, o cabo João Luís Ferreira. Muitas celas foram destruídas, e um policial militar juntamente com alguns presos ficaram feridos.

De acordo com o diretor, os presos recebem visitas nas sextas, sábados e domingo. O local está superlotado, pois tem limite para receber 200 presos, mas hoje contam com aproximadamente 380. Não há informações de quantos presos aderiram à greve.

Motim Floriano
Detentos iniciam rebelião na manhã dessa quinta-feira(21). Reprodução: google

 

A rebelião começou durante o banho de sol dos detentos. Eles iniciaram um “quebra-quebra” nas celas, arrancando barras de ferro das paredes. Segundo o Sinpoljuspi, os presos atiraram pedras contra os agentes.  A rebelião ocorreu nas alas A e B; apenas o C não foi depredado. 

O apoio das forças de segurança pública do Estado, Com reforços da Polícia Militar de Floriano, Água Branca, Oeiras, Canto do Buriti e Bope de Teresina, foi possível controlar o motim às 13h.  A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) divulgou nota afirmando que os agentes não estão cumprindo a decisão judicial que assegura aos detentos o direito de receber visitas e produtos levados por familiares; o Sindicato dos Agentes Penitenciários rebateu essa informação.

O assessor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Vilobaldo Carvalho, comunica que a categoria continua em greve e os agentes estão cumprindo com a decisão do Tribunal de Justiça do Piauí.




Deixe seu comentário: