Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 03 Out 2017 16:12 Rede Piauí de Notícias

Detran inicia processo de implementação da CNH Digital

A partir da digitalização, os condutores poderão apresentar o documento tanto impresso quanto em formato digital, no smartphone.


Conforme cronograma nacional estabelecido em resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) o Detran-PI prevê a implantação do sistema de Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, a CNH Digital, a partir de fevereiro de 2018.

De acordo com Sandro Alves, diretor de Habilitação do órgão, o sistema se encontra em fase de teste e a transição ocorrerá de forma rápida. “O documento virtual será implantado aos poucos, sendo emitido obrigatoriamente a partir de fevereiro próximo”, declarou Sandro, completando ainda que com a carteira eletrônica, o condutor terá a possibilidade de circular em qualquer lugar do país.

A partir da digitalização, os condutores poderão apresentar o documento tanto impresso quanto em formato digital, no smartphone. Essa nova versão da habilitação terá o mesmo valor jurídico da CNH impressa.

Ainda segundo o diretor, a medida ira auxiliar nos casos de perda ou extravio do documento impresso. O diretor ressalta que qualquer usuário que já tenha a carteira impressa terá a opção do documento em sua  versão digital.

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento de porte obrigatório e a falta do documento na condução do veiculo pode implicar em três pontos na carteira, multa de R$ 88,38 e apreensão do veículo.

Atualmente, 4 a 5 mil habilitações são emitidas  semanalmente em todo o Piauí.

A partir da digitalização, os condutores poderão apresentar o documento tanto impresso quanto em formato digital.
A partir da digitalização, os condutores poderão apresentar o documento tanto impresso quanto em formato digital. (Agência Brasil)




Deixe seu comentário: