Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 16 Out 2018 17:42 Rede Piauí de Notícias

Dia do Piauí terá comemorações a partir desta quarta-feira (17)

A programação do dia 17 será às 19h com um Culto em Ação de Graças na Igreja Batista Nacional Bereana.


Em alusão às comemorações dos 196 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil, quando se celebra o Dia do Piauí (dia 19 de outubro), o Piauí terá uma programação especial, com a realização de atos cívico-militares e celebrações religiosas nas cidades de Parnaíba e Teresina e com a participação do governador Wellington Dias.

Nesta quinta-feira (18), no Teatro Saraiva, em Parnaíba, o governador Wellington Dias reconhece notáveis do nosso estado com a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, a mais alta comenda piauiense. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

No litoral, personalidades como o parnaibano Raul Wagner dos Reis Veloso, economista, mestre pela Fundação Getúlio Vargas e pela Yale University, ex-secretário para Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, serão congratuladas com o grau de comendador Oficial e Cavaleiro. Ao todo 30 pessoas receberão a honraria durante a solenidade.

Da mesma forma, na sexta-feira (19), No Theatro 4 de Setembro, em Teresina, outros 42 piauienses serão condecorados com o Mérito Renascença. Entre eles, o general Ubiratan Poty, oriundo do Colégio Militar de Fortaleza e chefe do Centro de Inteligência do Exército, em Brasília, que recebe o título de Grande Oficial. Nesta oportunidade, Othelino Nova Alves Neto, jornalista, deputado estadual com forte atuação no combate às desigualdades sociais e atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, receberá a ordem Gran-Cruz.

A Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí foi instituída em 31 de Março de 1973, através do decreto nº 1588 e regulamentada pelo decreto nº 1962, de 17 de fevereiro de 1975. A programação do Aniversário do Piauí inicia nesta quarta-feira (17) com a realização de um Culto em Ação de Graças, na Igreja Batista Nacional Bereana, no Bairro Mocambinho, em Teresina, às 19h.

Confira programação:

Dia 17 de outubro (quarta-feira)

19h – Culto em Ação de Graças. Igreja Batista Nacional Bereana, Avenida Principal do bairro Mocambinho - Teresina.

Dia 18 de outubro (quinta-feira)

19 – Cerimônia de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. Teatro Saraiva, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Bairro de Fátima - Parnaíba.

Dia 19 de outubro (sexta-feira)

7h30 – Solenidade Cívico Militar em homenagem aos heróis do 19 de outubro de 1822. Praça da Graça, Centro - Parnaíba.

17h – Missa em Ação de Graças. Catedral Nossa Senhora das Dores, Praça Saraiva, Centro – Teresina.

18h30 – Cerimônia de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.  Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro, Centro – Teresina.

Theatro 4 de setembroDia do Piauí terá comemorações a partir desta quarta-feira (17)



Deixe seu comentário: