Geral Por: Thiago Andrade Repórter 31 Out 2017 16:37 Rede Piauí de Notícias

Duas empresas concorrem em licitação da PPP para instalação de fibra ótica no Piauí

Será escolhida a proposta mais vantajosa para a celebração do contrato


A licitação da Parceria Público-Privada que prevê instalação de 5.000 km de fibra ótica começou ontem (30), no auditório da Superintendência de Parcerias e Concessões. Duas licitantes foram credenciadas à concorrência pública, a empresa Globaltask e o Consórcio Linkintel.

A presidente da comissão de licitação, Laire Sameline, esclarece as etapas seguintes da licitação. “Agora a comissão fará análise da proposta técnica e em seguida emitirá um relatório de julgamento da proposta técnica com a pontuação técnica das licitantes”, pontua. A comissão técnica é constituída por membros da Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC) e da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI).

Primeira fase da licitação da PPP para instalação de fibra ótica no PiauíPrimeira fase da licitação da PPP para instalação de fibra ótica no Piauí Foto:Ascom Suparc

A modalidade da licitação é concorrência pública, julgada pela combinação do critério de Melhor Técnica e Menor Valor de Contraprestação Mensal Máxima. Será escolhida a proposta mais vantajosa para a celebração do contrato de Parceria Público Privada, na modalidade de Concessão Administrativa, para a Construção, Operação e Manutenção de Infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem, incluindo serviços associados para o Governo do Estado do Piauí.

A licitação é fracionada em três etapas. Na primeira são realizados os credenciamentos das concorrentes, entrega da garantia de proposta e abertura e análise da proposta técnica. Já na segunda fase será aberto e analisado a proposta comercial e a terceira e última fase é a abertura e análise dos documentos de habilitação.

Viviane Moura, Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões destaca que a PPP não contará com investimentos do Governo do Estado, mas sim do consórcio vencedor. "Nesta PPP o investimento será privado. O foco não é a obra, o foco é o serviço. A partir da prestação dos serviços é que as empresas serão remuneradas. Então, elas ganham ao longo do tempo o que investiram no início do projeto, que visa a levar rede de fibra óptica para quase cem municípios e dotar os órgãos públicos de internet. E é por essa internet que o estado vai pagar. Além disso, a concessionária poderá abrir para que outros provedores aproveitem também essa rede de fibra óptica implantada para levar internet até as casas das pessoas, mas isso não é o Governo que vai pagar", destaca Viviane.

Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões
Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões Foto: Moura Alves / O DIA



Deixe seu comentário: