Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 12 Abr 2018 12:57 Rede Piauí de Notícias

Em 12 dias, abril já tem volume de chuvas acima da média, diz meteorologista

A previsão é de que haja redução no volume de chuvas para o final de semana


A Rede Piauí de Notícias conversou a meteorologista Sônia Feitosa, que falou sobre o comportamento das chuvas no Piauí e qual vai ser a tendência para os próximos dias. A meteorologista falou também sobre o que explica tanta chuva no estado e fez uma comparação com o período chuvoso de outros anos.

chuva
                             Chuvas na porção norte do estado devem ocorrer até o fim de maio. (Foto: Internet)

RP: O ano de 2018 está registrando muita chuva. Em que outros momentos da história tivemos um período chuvoso tão rigoroso?

"Nós tivemos muita chuvas em outros períodos da história como nos anos de 1994, 2004 e 2009, que foi o ano em que o Piauí registrou recorde de precipitações, e estamos tendo agora em 2018 com destaque para o mês de abril que está registrando muita chuva em praticamente todo o estado".

RP: O que está ocasionando tanta chuva no Piauí em 2018?

"A ocorrência de chuvas está sendo influenciada pela atuação de fenômenos atmosféricos. O principal deles é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Existem outros, como o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), mas o principal é a ZCIT. A Zona de Convergência se localiza na região da Linha do Equador, então, por isso, é que as áreas mais ao norte do Piauí terminam recebendo maior incidência de chuvas, devido ao seu posicionamento".

RP: A situação do Sul é parecida com a do Norte do Piauí?

"Não. Os municípios do sul do estado estão registrando menos chuva. Os sistemas que atuam por lá tem um comportamento diferenciado em relação aos sistemas que atuam na porção norte.  O principal fenômeno causador de chuvas no sul do estado são as ZACAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). As chuvas por lá já estão regredindo e está chovendo de forma mais esporádica".

RP: Até quando deve chover na região centro-norte do Piauí?

A atuação da Zona de Convergência Intertropical vai até o mês de maio. Na verdade ela não some, ela oscila. Vai se distanciando da Linha do Equador e, consequentemente, fazendo diminuir as chuvas na região. Ela varia de acordo com o aquecimento das águas do Oceanto Atlântico. Pode ser que em alguns municípios ainda chova logo nos primeiros dias de junho, mas o normal é que esse afastamento aconteça até o fim de maio.

RP: O período chuvoso vai terminar acima da média de um modo geral?

Abril já está acima da média esperada. E ainda não estamos nem na metade do mês. O mês de março não encerrou acima da média na maior parte dos municípios porque a ZICT perdeu força mais ou menos na metade do mês. Só nos últimos dias de março é que ela voltou a atuar trazendo grandes volumes de água para o Piauí. Em Teresina, o mês de março terminou acima da média, mas não foi a mesma situação da grande maioria das cidades. A previsão climática para o trimestre A/M/J é que chova de normal a acima da média no Norte e de normal a abaixo da média no Sul.

RP: O que os moradores dos municípios afetados pelas cheias de rios e barragens devem esperar?

Eles estão no norte do estado, então, como eu falei, devem estar preparados para mais chuva. Porém, os acumulados para os próximos dias não devem ser tão altos. Ainda deve chover forte nesta quinta, mas na sexta e no final de semana a previsão é de que os acumulados não sejam tão altos.

Entrevista de Ryan Andrade, sob supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: