Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 03 Ago 2018 17:07 Rede Piauí de Notícias

Em Parnaíba, Temer afirma que não faltarão recursos para a Capes

Em nota enviada ao Ministério da Educação, a Capes alertou que, caso seja mantido o orçamento previsto para 2019, haverá suspensão das bolsas de pós-graduação e de programas de formação de professores


O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (3) que “não deixará faltar” recursos para bolsas oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Após evento na tarde desta sexta-feira (3), em Parnaíba, litoral do Piauí, o presidente disse que compensará a falta de recursos, caso confirmada.

“Ainda ontem eu fiz uma longa reunião com todo o conselho científico, entre o qual os membros da Capes, e tratamos desses temas. Se houver problema eventual, eu não vou deixar faltar. Eu compensarei”. Temer lembrou que os ministros do Planejamento, Esteves Colnago, e da Educação, Rossieli Soares, estão reunidos para tratar do problema.

O problema orçamentário foi levantado nesta quinta-feira (02) pelo Conselho Superior da Capes. Em nota enviada ao Ministério da Educação, o conselho alertou que, se for mantido o orçamento previsto para o órgão em 2019, haverá suspensão das bolsas de pós-graduação e de programas de formação de professores no mês de agosto.

De acordo com a nota, assinada pelo presidente do órgão, Abílio Neves, “foi repassado à Capes um teto limitando seu orçamento para 2019 que representa um corte significativo em relação ao próprio orçamento de 2018, fixando um patamar muito inferior ao estabelecido pela LDO[ Lei de Diretrizes Orçamentárias]”.

Caso a suspensão se confirme, a falta de dinheiro poderá afetar 93 mil estudantes e pesquisadores em agosto do ano que vem.

Parnaíba

O presidente Michel Temer cumpre agenda em Parnaíba nesta sexta-feira (03). Durante evento, o presidente anunciou a liberação R$ 52 milhões e assinou a ordem de serviço para retomada das obras do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos.

O presidente chegou por volta das 14h em uma aeronave da presidência da República, vindo direto de Brasília. Em discurso, Temer destacou que a obra depois de pronta poderá gerar cerca de 17 mil empregos. 

"Assinamos duas ordens de serviço que concretizam uma obra que está praticamente paralisada há 11 anos e que vai trazer um progresso extraordinário nos Tabuleiros. Portanto, aqui para o Piauí, e obviamente para Parnaíba. Ao mesmo tempo, haverá uma geração de cerca de 17 mil empregos, que é uma coisa importantíssima", evidenciou.

Com informações de Agência Brasil e cidadeverde.com




Deixe seu comentário: