Economia Por: Teresa Albuquerque Repórter 23 Mai 2018 15:18 Rede Piauí de Notícias

Entenda a composição do preço da gasolina e do diesel no Brasil

Os preços no Brasil são atrelados ao mercado internacional e, por isso, variam diariamente.


Após 11 aumentos no preço dos combustíveis em apenas 17 dias, a Petrobras anunciou uma redução no valor de diesel e gasolina para esta quarta-feira (23). Desde dezembro de 2017, o preço da gasolina chegou aos R$ 4,00 reais em postos de todo o Brasil e, desde então, o valor só está aumentando gradativamente. Os preços no Brasil são atrelados ao mercado internacional e, por isso, variam diariamente.

Segundo a Petrobras, o preço é composto por quatro fatores: 1) Preços do produtor ou importador de gasolina “A” 2) Carga tributária 3) Custo do etanol obrigatório 4) Margens da distribuição e revenda.

Ainda de acordo com a Petrobras, dentre esses quatro fatores que compõem o preço dos combustíveis, o que mais pesa no preço final é a carga tributária. Ou seja, são os impostos cobrados pelo governo um fator relevante no preço final dos combustíveis. Além disto, os demais agentes da cadeia de comercialização, como importadores, distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, também influenciam na formação do preço final.

A Petrobras não é responsável pelo controle dos preços nos postos. De acordo com ela, os preços são livres. “Somos apenas um dos agentes na produção e na comercialização da gasolina no Brasil. O valor do combustível nas nossas refinarias e terminais é muito inferior ao pago pelo consumidor final. Cerca de um terço do preço é da Petrobras”, explicou a Petrobras em um material que contém 10 respostas para dúvidas sobre o preço da gasolina. Você pode clicar aqui para acessar o material completo. 

Preço médio da Gasolina no PI



Deixe seu comentário: