Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 30 Nov 2018 09:19 Rede Piauí de Notícias

Escola do Piauí conquista concurso nacional de redação da CGU

É a primeira vez que uma escola do Estado é premiada.


A Unidade Escolar Alencar Mota, escola estadual do município de Alagoinha do Piauí, foi vencedora da categoria Escola Cidadã, do 10º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União (CGU). Com o tema “Ser Honesto é Legal”, a iniciativa visa despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à convivência cidadã.

Unidade Escolar Alencar Mota

Escola do Piauí conquista concurso nacional de redação da CGU.

A técnica da Gerência Inclusão e Diversidade (GID) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), professora Delianeide Pereira, observa que 22 escolas e 12 municípios do Piauí se inscreveram para essa edição em todas as modalidades de ensino da rede pública e que essa é a primeira vez que uma escola do Estado é premiada no certame.

“O resultado do concurso foi publicado no último dia 23 de novembro no Diário Oficial da União. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) sempre estimula a participação de alunos e o envolvimento das escolas neste e em outras atividades que são mobilizadoras. Parabenizamos a todos que participaram, em especial a escola Alencar Mota pela conquista”, relata a técnica.

Participaram alunos nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com trabalhos do tipo "Desenho". De 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA) os alunos concorreram com trabalhos do tipo “Redação”. E ainda na categoria Escola Cidadã, as escolas concorreram com trabalhos do tipo “Plano de Mobilização”.

A supervisora pedagógica da escola piauiense, Maria Valtânia, autora do Plano de Mobilização, categoria Convivência Cidadã, comemora a conquista junto a toda comunidade escolar, que se envolveu no tema da honestidade.

“Ganhar esse concurso em nível nacional é imensamente significativo e gratificante para todos que fazem parte desta escola, pois é uma vitória de todos que se engajaram na idealização e realização das ações do Plano de Mobilização, assim como é uma conquista para toda educação do município e principalmente é uma forma de incentivar nossos alunos a buscarem suas próprias conquistas através da educação, pois com esforço e dedicação, trilhando os caminhos da educação, tudo é possível”, comenta.

O secretário de Educação, Hélder Jacobina, parabeniza a escola de Alagoinha do Piauí pela conquista e reforça o esforço de todos que fazem a educação piauiense em proporcionar um ensino de qualidade. “Essa conquista nos enche de orgulho e nos motiva a continuar trabalhando por uma educação de mais qualidade, com escolas estruturadas, professores valorizados e qualificados, além de projetos e programas que fazem da nossa educação uma das que mais crescem no país. Estamos muito felizes", declara o secretário.   

O concurso premia os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria, e os respectivos professores orientadores, com um tablet e um certificado de reconhecimento da CGU. As três instituições com a melhor estratégia para debater o tema também serão premiadas na categoria “Escola-Cidadã” com um notebook e um certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU. Segundo o artigo 22 do edital do concurso “a critério da CGU, a premiação poderá ocorrer na escola em que haja vencedores ou em cerimônia específica. Parágrafo único - Caso não seja possível a realização de cerimônia de entrega da premiação, a CGU providenciará o envio desta para as residências dos vencedores”.

Outros resultados da escola

A Unidade Escolar Alencar Mota vem se destacando nos últimos anos entre as escolas que compõem a 16ª Gerência Regional de Educação, localizada em Fronteiras, com uma oferta de educação de qualidade. Recentemente, a escola foi destaque por obter o primeiro lugar em número de aprovações no Enem 2017 no estado do Piauí. Elevou o desempenho no último IDEB e conseguiu medalhas de honra ao mérito na Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, menções honrosas na OBMEP e Classificações no Concurso de Desenho e Redação da Semana Presente 2018.

“Pelas conquistas obtidas nos últimos anos nota-se que a equipe dessa escola desempenha seu papel com responsabilidade e comprometimento com uma educação de qualidade para seus alunos. Estão de parabéns Gestão pelo papel de liderança desempenhado, parabéns professores, funcionários, alunos e comunidade, pelo trabalho desenvolvido e o êxito alcançado”, finalizou a Supervisora.




Deixe seu comentário: