Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 05 Nov 2018 15:42 Rede Piauí de Notícias

Estudante do Piauí é 1º lugar do Brasil em olimpíada de química

Samuel William Silva Almeida, aluno da Escola Municipal Antilhon Ribeiro Soares, fechou a prova com 100% de aproveitamento, acertando todas as questões do desafio.


Aluno de escola municipal é 1º lugar do Brasil em olimpíada de química

Um feito histórico encheu de orgulho professores e familiares do Samuel William Silva Almeida, aluno da Escola Municipal Antilhon Ribeiro Soares, no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina. Ele foi o 1º colocado na Olimpíada Brasileira de Química Júnior 2018, competição de alto nível que reúne estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país.

Além de ser um dos três medalhistas de ouro do Brasil, Samuel fechou a prova com 100% de aproveitamento, acertando todas as questões do desafio. Os outros dois medalhistas são das cidades de Palmas e Recife. A olimpíada contou com a participação de alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, estimulando o interesse dos jovens pelas ciências da natureza, em especial a química.

A competição também revela talentos como o teresinense Samuel, que mal recebeu a notícia da conquista e já está sendo disputado por renomadas escolas particulares fora do Estado. Samuel William é um dos mais dedicados alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional, criado pela Prefeitura de Teresina para aprofundar os conhecimentos de alunos em disciplinas específicas.

O professor Fábio Júnior foi um dos que preparou o campeão para a olimpíada de química. Segundo ele, essa é a terceira vez que Samuel participa da competição, alcançando resultados cada vez melhores. “Ele começou a participar do Cidade Olímpica ainda no 7º ano, ganhou menção honrosa na primeira participação, depois foi um dos dois alunos medalhistas de bronze no Piauí, desta vez nos trouxe essa surpresa. É um aluno exemplar, focado e disciplinado, estamos extremamente orgulhosos”, conta.

Criado pelos avós, o menino de ouro sonha em cursar medicina. Na Escola Municipal Antilhon Ribeiro é só festa. A conquista do Samuel anima os colegas e mostra a importância de ter foco nos objetivos. A diretora Rosimay Monteiro conta que o menino de origem humilde sempre foi o primeiro da turma, querido por todos os professores.

“O Samuel é um garoto incrível, os professores são apaixonados pela dedicação que ele mostra em sala de aula, sempre adiantado nos conteúdos. Acompanhamos toda sua trajetória de superação de vida e agora é só emoção e felicidade. Dá até um certo ciúme quando recebemos ligação de escolas de fora querendo levá-lo”, brinca a diretora.




Deixe seu comentário: