Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 05 Set 2017 10:47 Rede Piauí de Notícias

Evangelina Rosa recebe 40 leitos até 2018

A Maternidade atualmente conta com 30 leitos na UTI neonatal, vai receber reforços até 2018


Após reunião nesta segunda-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) entregaram ao Ministério Público Estadual (MPE), o Plano Emergencial de Redução da Mortalidade Infantil em Teresina. O plano tem como uma das estratégias direcionar esforços de assistência na maternidade.

A maternidade possui 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), 10 deles entregue no primeiro semestre de 2017.

maternidade
A maternidade vai ter 40 leitos até 2018 / Foto: Internet

O superintendente de Assistência à Saúde da SESAPI, Alderico Tavares, detalha que a centralização dos leitos de Utin na maternidade deve ocorrer porque há maior gama de profissionais que possam intervir no neonatal, que não é ofertado e melhorar sua saúde. Na Evangelina Rosa tem serviços de neurocirurgia neonatal, que não é ofertado em outra unidade pública. "Uma criança que nasça em estado grave, que precise de intervenção neurocirúrgica pediátrica, esse profissional existe na maternidade, impedindo o deslocamento entre unidades", destacou.

Alderico Tavares informou que a qualidade a assistência ao neonatal é uma realidade que também se observa no interior do Piauí, com a descentralização dos serviços em Floriano e Parnaíba, que no momento contam com 30 leitos, sendo que no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde são 20 leitos, entre Utin e Unidade de Cuidados Intermediários Comum (Ucinco), e em Tibério Nunes, em Floriano, 10 leitos.




Deixe seu comentário: