Polícia Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Out 2017 15:57 Rede Piauí de Notícias

Familiares procuram presos transferidos de presídio no Piauí

A Secretaria de Justiça (Sejus) declara que os interessados devem procurá-la


Familiares estão procurando informações dos presos que foram levados da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, depois de interdição. Na noite desta quinta-feira (12), um dos familiares entrou em contato com a imprensa falando que a administração do presídio não informou sobre os presos. A Secretaria de Justiça (Sejus) declara que os interessados devem procurá-la.

“Eles foram tirados de lá e passamos o dia inteiro na frente da penitenciaria e ninguém deu a informação do lugar que eles foram levados. Precisamos muito saber, é nosso direito”, falou a familiar de um detento, que optou por não ser identificada.

Segundo o responsável pela Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (DUAP), o tenente-coronel Adriano Lucena, os familiares estão sendo informados de onde estão os presos por meio de listas divulgadas pela Sejus.

Penitenciária de Esperantina foi interditada e presos transferidos após rebelião
Penitenciária de Esperantina foi interditada e presos transferidos após rebelião Foto: Sinpoljuspi

“Pode ter acontecido algum ruído na comunicação, pois nós baixamos listas informando para onde foi o detento e também com o nome dos que fugiram e dos que já foram recapturados. Também não há nenhuma dificuldade proposital. Se nos ligar ou for na DUAP a gente tem como dizer para onde o preso foi”, declarou Lucena.

A penitenciária de Esperantina foi fechada na noite da quarta-feira (11) e todos 167 presos foram transferidos para outros presídios, por meio da Operação Erupção. A Secretaria de Justiça resolveu interditar a área dos pavilhões devido o setor de engenharia ter constado que existe risco de desabamento.

A unidade ficou prejudicada depois de duas revoltas de detentos verificadas na sexta-feira (6). Na segunda rebelião, os presos tomaram conta da penitenciária. O problema só foi controlado depois que quatro guarnições da Tropa de Choque da Polícia Militar, além da Força Tática de três municípios próximos (Piripiri, Campo Maior e Pedro II) lograram êxito ao entrar na unidade.

De acordo com a Sejus, no decorrer do tumulto 75 presos escaparam da unidade. No domingo (8), mais 10 detentos abandonaram a penitenciária. Até o presente momento, dos 85 fugitivos, 50 já foram recapturados.




Deixe seu comentário: