Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 01 Jul 2019 09:02 Rede Piauí de Notícias

Festival do Peixe de Esperantina acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de julho

O evento reúne reúne produtores, fornecedores e empreendedores.


O Governo do Piauí será parceiro em mais uma edição do Festival do Peixe, que este ano será realizado de 26 a 28 de julho, na cidade de Esperantina. Além do apoio financeiro por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Estado fornecerá apoio logístico por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (Seaf). 

"O festival é o momento para a troca de experiências, qualificação, comercialização de equipamentos e apresentação de novas tecnologias para esses municípios onde a piscicultura vem se desenvolvendo", destacou o governador Wellington Dias. 

A atividade continua em ascensão no Norte do Piauí. A expectativa de produção para 2019 é de alcançar cinco mil toneladas de peixe, na região de Esperantina.

O evento envolve produtores, fornecedores e empreendedores de outras áreas que pegam carona no festival. "Podemos citar o turismo, ecoturismo, esporte, inclusive aquático, e outras modalidades usando a Cachoeira do Urubu, além da parte cultural e festiva. A expectativa é que seja um grande evento voltado ao fortalecimento do empreendedorismo com base nessa atividade produtiva que se destaca na região", pontuou o deputado estadual Francisco Limma.

Na edição passada, o Festival do Peixe atingiu a marca de 45 mil visitantes em uma única noite. Uma das ações destacadas no evento é a distribuição de peixe para famílias carentes acompanhadas pelo serviço social do município. Em 2018, foram entregues 10 toneladas. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) deve destinar R$ 150 mil para garantir a aquisição do pescado. 

"Durante o dia, há atividades esportivas e técnicas para capacitação dos piscicultores, além do dia da grande feira reunindo agricultura familiar e piscicultura, onde há distribuição de pescado", acrescentou a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, que agradeceu a parceria do governador Wellington Dias.

festival do peixe Esperantina

Governo confirma apoio a mais uma edição do Festival do Peixe de Esperantina. Foto: Jornalesp


Saúde e Esporte

O município de Esperantina também receberá investimentos do governo nas áreas de saúde e esporte. Em audiência com a prefeita Vilma Amorim, o governador determinou agilidade na aplicação de recursos de uma emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho para a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS), no povoado Lagoa Seca. 

Na mesma audiência, Wellington autorizou a construção de um campo de futebol na cidade. "Acertamos para até o mês de setembro aprontar essa obra. A Fundespi vai trabalhar pra valer, até concluir esse importante equipamento esportivo", garantiu Dias. 




Deixe seu comentário: