Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 16 Jul 2018 14:46 Rede Piauí de Notícias

Fies abre inscrições nesta segunda-feira (16)

Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, sendo 50 mil a juro zero.


O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2018 está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (16) até o dia 22 de julho. Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, sendo 50 mil a juro zero. 

Para se inscrever, basta acessar o site do Fies: http://fies.mec.gov.br/

Para concorrer, é necessário ter 450 pontos de média e nota acima de zero na redação em qualquer edição, desde 2010, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

O novo Fies tem diversas modalidades de acordo com a renda familiar. Uma das modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários-mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil.

No dia 27 de julho, em chamada única, o resultado da seleção do Fies será divulgado. Os candidatos que forem pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 de julho e, depois, fechar a contratação do financiamento.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC), tendo como objetivo subsidiar as mensalidades em cursos de graduação para estudantes que estejam regularmente matriculados em instituições privadas de educação superior. A intenção é beneficiar prioritariamente estudantes de baixa renda.

Além de praticar taxas de juros e encargos abaixo do que é cobrado no mercado, o FIES permite aos estudantes pagar as mensalidades financiadas após o final do curso. Conforme o caso, as prestações não podem comprometer mais que 10% da renda familiar.




Deixe seu comentário: